O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   20 de Abril de 2024
Publicidade

Ex-governador de Minas, Fernando Pimentel é condenado a 10 anos de prisão

Ex-governador de Minas Gerais teria cometido crimes quando era ministro do governo Dilma, entre 2011 e 2014

21/11/2019 - 11h02

Belo Horizonte

Fernando Pimentel (PT), governador de Minas Gerais (Foto: Divulgação)

O ex-governador de Minas Gerais Fernando Pimentel (PT) foi condenado pela Justiça Eleitoral a 10 anos e 6 meses de cadeia por ter se aproveitado do cargo de ministro para cometer os crimes de tráfico de influência e lavagem de dinheiro, com o agravante de abuso de poder. 


As irregularidades de caixa 2 foram identificadas no período em que Pimentel era ministro do Desenvolvimento, no governo Dilma, entre 2011 e 2014. 


Apesar de ter sido condenado a cumprir pena em regime fechado pela juíza Divina de Paula Peixôto, o ex-governador poderá recorrer em liberdade.


Segundo o Ministério Público, Pimentel não declarou os recursos usados em sua campanha de 2014. O processo tramitava no STJ (Superior Tribunal de Justiça), mas foi transferido em 2018 para a Justiça Eleitoral de Minas, quando seu mandato se encerrou, em 2018.


Além do petista, o empresário Benedito Rodrigues de Oliveira, o “Bené”, também foi condenado por ter prestado serviços para a campanha de Pimentel ao governo de Minas no ano de 2014 e também participado do esquema de caixa 2. Ele pegou 8 anos de prisão.


Os empresários Marcos Coimbra, sócio da Vox Populi, e Márcio Hiran Novaes também receberam pena de 2 anos e 9 meses, mas a pena foi substituída por prestação de serviços comunitários e pagamento de multa no valor de 30 salários mínimos.


A decisão de Peixôto ordena que os direitos políticos de todos os réus sejam suspensos após trânsito em julgado da condenação, o que significa quando não couber mais recurso. Com agências nacionais.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online