O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   18 de Abril de 2024
Publicidade

Idosa de 74 anos é a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Caarapó

Anciã reside no abrigo mantido pela Associação Frei Eucário, que acolhe outros 34 idosos

20/01/2021 - 10h34

Campo Grande

Dona Maria Cecília toma primeira vacina em Caarapó (Foto: Prefeitura)

Dona Maria Cecília Ladeia Dai, de 74 anos, foi a primeira pessoa imunizada contra a Covid-19 em Caarapó. A vacinação ocorreu na manhã de terça-feira (19) no abrigo mantido pela Associação Frei Eucário e marca o pontapé inicial da imunização no município. 


A segunda pessoa a receber a dose do imunizante foi a auxiliar de enfermagem Eva Piccolo Alves, que trabalha no PAM.


As doses da vacina Coronavac, destinadas a Caarapó, chegaram ao município por volta das 5h30 desta terça-feira. De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, são suficientes para imunizar 2.665 pessoas com as duas doses recomendadas. 


"Recebemos 5.530 doses da vacina. Assim, como devemos aplicar a segunda dose com vacina da mesma marca, vamos vacinar 2.665 caarapoenses e reservar igual número de doses para a segunda vacinação, que ocorrerá em 28 dias", explica o chefe da Vigilância Epidemiológica, Francisco Júnior de Oliveira Santos.


De acordo com Francisco Júnior, os grupos prioritários que vão ser atendidos nesta primeira fase são os profissionais de saúde da linha de frente de combate ao coronavírus, os institucionalizados no asilo e seus cuidadores e a população indígena. Na sequência, conforme a disponibilidade de doses da vacina, os outros grupos prioritários serão atendidos.


No ato de lançamento da vacinação na manhã desta terça-feira, estavam presente o vice-prefeito Gordo da Tigre, o secretário de Saúde Valberto Ferreira Costa, o chefe da Vigilância Epidemiológica local, Francisco Júnior, a presidente da Associação Frei Eucário, Maria de Lurdes Portugal, a coordenadora do setor de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Valéria Barros de Oliveira, e as irmãs religiosas Íria Comim, enfermeira do asilo, e Antônia Deitos, coordenadora da instituição. O prefeito André Nezzi não participou do ato por estar em viagem.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online