O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   25 de Abril de 2024
Publicidade

Joe Biden toma posse como novo presidente dos Estados Unidos

A posse do democrata acontece em um Capitólio fortemente protegido

20/01/2021 - 13h36

De Brasília 

Joe Biden durante cerimônia de posse (Foto: Kevin Lamarque/Reuters)

O democrata Joe Biden, 78 anos, tomou posse como 46º presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira, durante uma cerimônia em um Capitólio fortemente protegido, encerrando o tumultuado mandato de quatro anos de seu predecessor republicano Donald Trump na Presidência. Kamala Harris também fez história nesta quarta e se tornou a primeira mulher a tomar posse como vice-presidente.


Como anunciado, Trump quebrou uma longa tradição e optou por não participar da cerimônia de posse do seu sucessor. Mike Pence, vice-presidente, foi quem recebeu os novos governantes dos Estados Unidos. 

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o público foi encorajado a não ir acompanhar a posse presencialmente. Apenas familiares, políticos e autoridades estiveram entre os convidados. Os ex-presidentes Barack Obama e Bill Clinton estavam presente.


Após seu juramento de posse nesta quarta-feira, Biden celebrou seu novo governo não como uma conquista de um candidato, mas como uma vitória da democracia dos Estados Unidos, dizendo que mais trabalho deve ser feito para curar a nação.


"A esta hora, meus amigos, a democracia prevaleceu", disse Biden em seu discurso de posse. "Hoje celebramos o triunfo, não de um candidato, mas de uma causa. A causa da democracia."


Durante seu discurso, o novo presidente falou sobre as questões ligadas ao racismo no país e sobre as divisões políticas vistas nos últimos anos, mas pediu que o país se una para vencer os desafios. "É um ano de crise, mas precisamos nos unir. Precisamos nos encontrar como os Estados Unidos da América e nós nunca falhamos quando nos unimos", declarou.


 Apresentação de estrelas


A cantora Lady Gaga foi a responsável por cantar o hino nacional dos Estados Unidos. A estrela do pop não conseguiu esonder a emoção por fazer parte deste dia tão importante para o amigo Biden.

Jennifer Lopez também se apresentou. Ela gritou, em espanhol, as palavras "liberdade e justiça para todos" enquanto cantava "God Bless America".


Adeus de Trump


O agora ex-presidente Trump deixou a Casa Branca com a mulher, Melania, dizendo que foi uma grande honra e dando um aceno final ao entrar no helicóptero Marine One para a base de Andrews, onde fez um discurso de despedida.


"Então, é um adeus. Nós amamos vocês. Estaremos de volta de alguma forma", disse Trump a apoiadores antes de embarcar no Air Force One para um voo até a Flórida. "Tenham uma boa vida. Nos veremos em breve."


O avião taxiou e decolou enquanto a clássica canção "My Way", de Frank Sinatra, tocava nos alto-falantes.


Trump deixou um bilhete para seu sucessor, o democrata Joe Biden, confirmou um porta-voz. Trump se recusou a mencionar o nome de Biden, embora tenha desejado sorte ao novo governo ao deixar o cargo.


Trump, de 74 anos, despediu-se horas antes da posse de Biden, tornando-se o primeiro presidente desde Andrew Johnson em 1869 a evitar a cerimônia do Dia da Posse que marca a transferência formal do poder, em uma demonstração final de ressentimento por não ter conseguido a reeleição em novembro.

* Com informações de Reuters, Ansa e da Redação

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online