O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   29 de Março de 2024
Publicidade

'Não cabe mais administração pública sem excelência de gestão', diz Caravina

Presidente da Assomasul participou da abertura do Fórum de Fortalecimento da Rede + Brasil Etapa MS, em Campo Grande.

14/08/2019 - 12h45

Willams Araújo

Caravina discursa no evento (Foto: Edson Ribeiro)

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Pedro Caravina, disse nesta quarta-feira (14), durante abertura do Fórum de Fortalecimento da Rede + Brasil Etapa MS, que não cabe mais administração pública sem excelência de gestão.


O evento foi aberto pela manhã no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, com a presença de autoridades estaduais e nacionais.


O fórum é promovido por meio de parceria entre o governo do Estado, o Ministério da Economia e a Assomasul com objetivo de fortalecer a gestão pública usando uma única plataforma para obtenção de recursos financeiros oriundos de transferências voluntárias.


O dirigente municipalista elogiou a nova plataforma dizendo que ela, além de outros fatores importantes, não é engessada, aceita sugestões de propostas em torno de eventuais mudanças visando seu aprimoramento.


Caravina enalteceu as parcerias públicas, lembrando a boa experiência que teve em 2013, ainda no seu primeiro mandato como prefeito de Bataguassu, com o Siconv (Rede de Convênios), o qual, mais tarde, já como presidente da Assomasul, passou para os demais municípios por meio de cursos de capacitação realizados em todas as regiões do Estado.


Disse que à época contou com o notório trabalho de Luiz Carlos Morente, coordenador da Rede Siconv no Estado, aquém fez boas referências em sua fala.


“Não cabe mais administração pública sem excelência de gestão. A política mudou, a gestão pública mudou, o administrador público, lógico, ele é um agente político, mas tem que se aproximar dos órgãos e da população através de resultados e, para ter resultados precisa de números, para ter número a gente precisa de ferramenta. Assim como o Siconv aprimorou a sua ferramenta, esta ferramenta de gestão (Rede + Brasil) vai auxiliar, avaliar como está a sua gestão, prefeitos e prefeitas, e fazer com que possa melhorá-la”, acrescentou.


Ele lembrou que há dois anos o Siconv era pouco explorado, uma vez que era usado praticamente para se conseguir emendas parlamentares, embora tinha muito mais a oferecer, principalmente os recursos disponibilizados nos ministérios que dependiam da apresentação de projetos.


“Ao assumir a Assomasul, seria egoísmo de nossa parte se não auxiliássemos os demais prefeitos para que eles pudessem utilizar a plataforma e trazer investimentos para seus municípios. Aí fizemos uma parceria com o governo, fizemos a capacitação nas regiões, onde vários municípios estão se cadastrando, isso é muito importante para trazer mais recursos para Mato Grosso do Sul, discursou. 


MODELO ATUAL


Na prática, o evento pretende debater caminhos para melhorar a gestão dos recursos, dar maior transparência ao uso do dinheiro público e ter mais efetividade nas políticas públicas implementadas com verba da União.


Caravina disse que o novo modelo é muito mais amplo e o Siconv vem dentro desta Plataforma.


“Acho que é importantíssimo esse Fórum em Mato Grosso do Sul, esperamos que tenhamos ótimas ideias, não é um projeto engessado, aceita sugestões, aquilo que puder ser implementado a gente vai fazer e depois levar cursos de capacitação dessa Plataforma para os municípios com mais uma parceria com o ministério da Economia e do governo do Estado com apoio da Assembleia e de outros órgãos”, finalizou Caravina.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS