O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   16 de Abril de 2024
Publicidade

Obras de saneamento vão mudar realidade na cidade de Rio Negro

Município terá R$ 10,5 milhões da Sanesul em obras de esgotamento sanitário

23/07/2021 - 09h52

Campo Grande

Walter Carneiro Júnior, presidente da Sanesul (Foto: Edson Ribeiro)

A implantação do sistema de esgotamento sanitário é aguardada com grande expectativa pela população de Rio Negro, cidade distante 149 quilômetros de Campo Grande que terá investimentos do Governo do Estado, por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), que totalizam R$ 10,5 milhões. 


Os investimentos serão autorizados na próxima semana pelo diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Jr., incluindo a construção de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e a execução de outras importantes e providenciais ações como parte da planilha de obras públicas planejadas pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário Eduardo Riedel (Infraestrutura) visando o aumento da qualidade de vida da população local. 


Dentro do cronograma de obras a serem feitas na cidade como parte da segunda etapa do programa Avançar Cidades, com recursos próprios da Sanesul, estão previstas ainda a execução de 16.8km de rede coletora de esgoto, 1.464 ligações domiciliares de esgoto, construção de uma estação elevatória, 2.632 metros de linha de recalque (tubulações e dispositivos para garantir o bombeamento do esgoto) e 4.2 km de emissário final. 


Esse é mais um dos compromissos da empresa em parceria com o Governo do Estado dentro do projeto "Rota do Saneamento", que tem um cronograma de entrega de cerca de 60 obras nas cidades atendidas pela concessionária, visando a universalização do esgoto sanitário em Mato Grosso do Sul.


Para Walter Carneiro Jr., além do impacto positivo do ponto de vista ambiental, as obras de saneamento favorecerão, com certeza, as atividades econômicas e possibilitarão o aumento e a valorização do  turismo de Rio Negro, município com forte vocação do setor. 


O prefeito Cleidimar da Silva Camargo comemora as ações e assinala que a implantação do sistema de esgotamento sanitário, além de ser de extrema importância, representa uma grande conquista, um sonho da população de Rio Negro que, segundo ele, enfrenta enormes problemas do ponto de vista estrutural, principalmente no período de chuvas. 


“Pela topografia, nosso município necessita extremamente de saneamento básico, pois os nossos lençóis freáticos são muitos rasos e isso traz um transtorno constante no período chuvoso. Uma pessoa furava uma fossa de um metro ou um metro e meio e já dava em água. Agora, nós vamos poder deixar a cidade com mais saúde, mais alegre e mais bonita com esses investimentos do governo Reinaldo Azambuja, através da Sanesul”, comemorou o prefeito, ao agradecer a parceria em torno do atendimento às demandas locais.


O prefeito acredita que, após concluídas, as obras trarão grande alívio à população e, pela extensão da obra , deve universalização a rede de esgoto para todos, compromisso assumido pela gestão pública. 


“Nós só temos a agradecer ao governador Reinaldo, ao secretário Eduardo Riedel e ao Walter Carneiro, pela ajuda na realização desse sonho da população rio-negrense, que aguarda esses investimentos e a rede de esgoto atingindo todos os moradores. A população de Rio Negro é extremamente grata pelos investimentos dessa parceira, a Sanesul, orgulho do sul-mato-grossense”, elogiou Cleidimar Camargo,  referindo-se ao fato de a empresa ser referência nacional entre as companhias de saneamento do país.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online