O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   18 de Março de 2024
Publicidade

Postura de Lula após sair da cadeia é questionada por sindicalistas e aliados

Centrais sindicais e líderes de partidos têm demonstrado descontentamento com a atuação política do ex-presidente

17/01/2020 - 09h42

Estadão

Lula discursa um dia após sair da prisão (Foto: Nacho Doce / Reuters)

Centrais sindicais que participaram do movimento Lula Livre e líderes de partidos historicamente alinhados ao PT têm demonstrado descontentamento com a atuação política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde que ele deixou a cadeia, em novembro.


Segundo eles, Lula tem feito uma política muito “estreita”. O movimento é interpretado por petistas como uma tentativa de isolar Lula e o PT e levar a centro-esquerda para projetos mais amplos como os de Ciro Gomes (PDT) ou do apresentador de TV Luciano Huck (sem partido).


Força Sindical, CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e UGT (União Geral dos Trabalhadores) não foram convidadas para reunião nacional da campanha Lula Livre marcada para este sábado, em São Paulo. 


Em 2018 estas centrais (e outras quatro) aceitaram transferir o centro da comemoração do Dia do Trabalho de São Paulo para Curitiba em solidariedade a Lula. Alguns de seus dirigentes se engajaram pessoalmente na campanha pela libertação do petista.


Agora, reclamam que o petista, desde que saiu da cadeia, só recebe dirigentes da CUT (Central Única dos Trabalhadores). “Depois da saída da prisão Lula só se encontrou com CUT. Não recebeu nenhuma outra central. A política dele está estreita. Lula só chegou à presidência quando se aplicou com empresários”, disse o secretário-geral da Força, João Carlos Gonçalves, o Juruna.


A Força é ligada ao Solidariedade. A CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) tem na presidência Antonio Neto, do PDT, e a UGT é presidida por Ricardo Patah, do PSD. Até mesmo centrais que devem participar da reunião Lula Livre, como a CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), que tem dirigentes ligados ao PCdoB e ao PSB, questionam a postura de Lula.


“Queremos ir lá para mostrar nossa opinião. O mundo não gira em torno do Lula. O PT e a esquerda foram derrotados e construir a possibilidade de um retorno terá que fazer um movimento mais amplo”, disse o presidente da CTB, Adilson Araújo, do PCdoB.


Patah, da UGT, confirmou que não foi convidado para o evento mas minimizou o fato de ainda não ter sido recebido por Lula. “Nós sabíamos que ele teria um período de quarentena para resolver problemas pessoais. No momento certo ele vai conversar com as centrais”, disse ele.


Ontem o deputado Orlando Silva, líder do PCdoB na Câmara, publicou um texto no qual ataca Lula por ter dito em uma entrevista que dificilmente alguém se elege presidente por um partido comunista e exaltado o tamanho do PT em comparação com outros partidos de esquerda.


“Lula considerar difícil a eleição de um comunista para presidente não surpreende, afinal, ele considerava impossível uma vitória para o governo do Maranhão. Flávio Dino foi eleito e reeleito governador sem seu apoio. Mas qual a utilidade de reforçar a retórica anti-comunista?”, questiona o deputado comunista que foi ministro dos Esportes no governo Lula.


Dino vai participar da reunião ao lado de José Genoino e Franklin Martins. O governador do Maranhão está no centro da disputa desde que se reuniu com Huck, no Rio de Janeiro, abrindo margem para especulações sobre uma chapa Dino/Huck.


“O PT mantém e manterá a relação com o PC do B e demais partidos de esquerda. Flávio Dino é um tremendo quadro. Estamos e estaremos juntos”, disse o presidente estadual do PT de São Paulo, Luiz Marinho.


Na entrevista à TVT veiculada quarta-feira, 15, Lula fez largos elogios a Dino e admitiu a possibilidade de apoiar o governador do Maranhão, com as ressalvas de que o PT tem mais estrutura e da rejeição à palavra “comunista”. Orlando classificou os elogios como um “abraço de urso”. “Anote aí, o elogio de Lula a Flávio Dino é como um 'abraço de urso', daí ser adequado Flávio saber o ponto exato de proximidade – ou será esmagado”, escreveu o deputado.


Em conversas reservadas, petistas lembram da proximidade entre Orlando e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e enxergam uma tentativa de levar aliados históricos do PT para o projeto de Huck. Nos últimos meses o apresentador tem dado mais ênfase às questões sociais e até elogiado programas dos governos petistas em suas manifestações, o que é visto como uma inflexão na direção da centro-esquerda.


Segundo o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, as centrais não foram convidadas porque a reunião do Lula Livre é restrita às entidades que participaram organicamente do movimento. “É uma reunião mais organizativa. O objetivo é discutir o fato de que Lula está solto mas não teve reconhecida sua inocência nem teve de volta seus direitos políticos”, disse ele.


Okamotto rechaçou a possibilidade de antigos aliados estarem preocupados com a possibilidade de Lula reaver seus direitos e ser candidato novamente em 2022. “Dou de barato que ninguém da esquerda tem um pensamento tão raso”, afirmou.


Orlando Silva não foi o primeiro a questionar Lula publicamente depois que o ex-presidente foi solto. No início do ano o presidente do PSOL, Juliano Medeiros, criticou nas redes sociais o fato de o petista ter dito em entrevistas que os EUA e a CIA estariam por trás das manifestações de junho de 2013.


No texto publicado ontem, Orlando usa trecho da música “Demorô” do cantor Criolo para demonstrar seu descontentamento. “Onde falta respeito a amizade vai pro lixo…muda essa roupa, corta esse cabelo”.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS