O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   18 de Abril de 2024
Publicidade

Promotores ajuízam 371 ações de impugnação de candidaturas em MS

A maioria das impugnações foi motivada por irregularidades previstas pela legislação eleitoral

22/10/2020 - 10h04

Campo Grande

Vista do prédio do TRE-MS em Campo Grande (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)

Os promotores eleitorais ajuizaram 371 ações de impugnação de registros de candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e de vereadores em Mato Grosso do Sul. 


Os dados foram fornecidos pelos promotores eleitorais das diversas Zonas Eleitorais existentes em Mato Grosso do Sul.


A maioria das impugnações foi motivada por irregularidades previstas pela legislação eleitoral que impedem os candidatos concorrerem, entre as quais destacam-se: a falta de condição de elegibilidade, a existência de causas de inelegibilidade ou a falta de requisitos de registrabilidade.


Ainda, de acordo com os Promotores, foram requeridas dezenas de diligências para que candidatos juntassem documentos necessários para comprovação da regularidade de suas candidaturas.


Para o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo Eleitoral do MPMS, Moisés Casarotto, a atuação dos promotores eleitorais na busca e análise das informações no registro de candidatura é imprescindível para a lisura do processo eleitoral.


“O registro de candidatura é um momento fundamental para identificar os candidatos que realmente preencham todos requisitos constitucionais e legais para terem suas candidaturas deferidas pela Justiça Eleitoral, sendo papel do Ministério Público, como fiscal da ordem jurídica e defensor do regime democrático, impugnar os candidatos que não atendem estes requisitos, protegendo, assim, a sociedade e a legitimidade do pleito”, disse Casarotto.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online