O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   29 de Março de 2024
Publicidade

Resolução nacional do PSDB obriga candidatura própria em Campo Grande

Decisão confronta o desejo de setores do partido de apoiar à reeleição do prefeito Marquinhos Trad (PSD).

21/11/2019 - 08h43

Willams Araújo

Sérgio de Paula, presidente do PSDB, cumprimenta Reinaldo em evento do partido na capital (Foto: Divulgação )

Resolução divulgada pelo comando nacional do PSDB obriga candidatura própria à prefeitura em Campo Grande e em outras cidades com mais de 100 mil habitantes, mas abre brecha para eventuais composições políticas.  


“O lançamento de candidatos a prefeito e/ou celebração de coligação, nos cinco municípios de maior eleitorado de cada estado e naqueles com mais de 100 mil eleitores, bem como nos que tenham geração de programa de televisão será, obrigatoriamente, precedido de autorização da Comissão Executiva Nacional e/ou de seu presidente nacional ad referendum”, diz o artigo 2º da resolução.


A decisão, no entanto, confronta com o desejo de setores do partido de apoiar à reeleição do prefeito Marquinhos Trad (PSD).


Apesar de ainda não ter se manifestado publicamente sobre o apoio do PSDB ao projeto de reeleição do prefeito da Capital, o governador Reinaldo Azambuja, principal líder do partido no Estado, estaria disposto a articular essa aliança com o PSD, segundo tem divulgado a imprensa estadual.


Esse posicionamento ameaça inclusive a saída da deputada federal Rose Modesto dos quadros da legenda. Além dela, o partido dispõe de outros nomes de peso, como o deputado federal Beto Pereira e o secretário Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica).


Em recente nota divulgada pela Executiva Regional, o presidente do partido e secretário de Articulação Política do Governo do Estado, Sérgio de Paula, garantiu que Rose Modesto é ‘mais tucana que nunca’.


“A Rose é mais tucana do que nunca e está mais forte do que antes. Ano passado teve mais de 120 mil votos para deputada federal. Foi vice-governadora. Reinaldo tem muita admiração por ela, pelas suas conquistas e seu trabalho”, afirmou o dirigente, na nota.

 

Disposta a enfrentar Marquinhos na campanha eleitoral do ano que vem, a deputada tem conversado com dirigentes de outras legendas, como o MDB do ex-governador André Puccinelli e o PP dos deputados estaduais Evander Vendramini e Gerson Claro.


Assinada pelo presidente do Diretório Nacional, Bruno Araújo, no último dia 19, a Resolução CEN-PSDB n° 010/2019, destaca a importância da disputa pelas prefeituras em 2020 para a próxima eleição de deputados federais e estaduais.


Segundo o alto tucanato, a determinação visa o “engajamento e estimulação de novos quadros à participação nas disputas eleitorais - jovens, mulheres, negros, diversidade e demais segmentos organizados no processo eleitoral”.


A ideia, segundo a resolução, é “ampliar a comunicação com o eleitorado, alinhado com as bandeiras e propostas defendidas pelo PSDB, e à construção de alianças partidárias que contribuam para o fortalecimento do partido e empreendam esforços para melhorar a administração pública, visando o crescimento e fortalecimento do país”.


DETERMINAÇÕES


O Art. 3º assinala que o presidente da Comissão Executiva Municipal correspondente fica obrigado a manter, desde logo, a Comissão Executiva Nacional informada das iniciativas que objetivem o disposto no artigo anterior.


“A Comissão Executiva Nacional atuará, em sintonia com as direções estaduais, na escolha de pré-candidatos, bem como na homologação das candidaturas e celebração de coligação, consideradas de acordo com as diretrizes nacionais estabelecidas”, diz o art. 4º.


Por fim, a direção nacional ameaça punir os correligionários que não seguirem as determinações.


“Art. 5°. O descumprimento da presente Resolução constituirá justificativa para aplicação dos dispositivos referentes a ética e disciplina partidária, bem como de intervenção e dissolução de órgãos, conforme estabelece o estatuto partidário”.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS