O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   20 de Abril de 2024
Publicidade

Simone deve ter o apoio do 'Muda Senado' na corrida pela presidência da Casa

Ele disse que o grupo deve apoiar a sua candidatura à presidência do Senado, se ela for a escolhida pela bancada do MDB para concorrer ao cargo.

11/01/2021 - 15h31

De Brasília 

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) em sessão remota (Foto: Divulgação)

A senadora Simone Tebet (MDB) disse que o grupo Muda Senado deve apoiar a sua candidatura à presidência do Senado, se ela for a escolhida pela bancada do MDB para concorrer ao cargo.


Em entrevista ao jornalista Arthur Mário, da Rádio Hora de Campo Grande, a senadora Simone informou que tem conversado com partidos como o Podemos, PSDB, PSD, PSL e Rede, que representam o Muda Senado, além do Cidadania. 


“Ontem mesmo eu falei com o senador Jorge Kajuru, e ele disse que, se meu nome fosse escolhido, não tinha problema de repensar a candidatura dele e abrir mão de uma candidatura para me apoiar”. Segundo Simone, a conversa com o senador Kajuru faz parte de um diálogo de grupos. “A sinalização do Kajuru já é um sinal coletivo de que, se eu for escolhida, é mais fácil acompanhar o MDB”.


Em relação ao apoio do Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao nome de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), apoiado pelo atual presidente do senado, Davi Alcolumbre (DEM), a senadora enxerga como algo que possa ser novamente discutido e conversado. “Não vejo nenhum veto do presidente da república em relação a nenhum nome do MDB, justamente por não ter um candidato oficial”. 


A decisão do MDB deve sair até o final da semana. Estão no páreo dentro da bancada do MDB, a presidente da Comissão de Constituição e Justiça,  Simone Tebet, e o líder do MDB no Senado, Eduardo Braga. Amanhã outros dois senadores passam a integrar a bancada, aumentando para 15 o número de integrantes. O MDB é o maior partido do Senado e pelo critério da proporcionalidade partidária, deveria comandar a Casa.


Se eleita, Simone Tebet será a primeira mulher a ocupar a cadeira do Senado. Além disso, ela também abriu portas no cenário político feminino sul-mato-grossense, sendo a primeira mulher a assumir a prefeitura de Três Lagoas, e posteriormente, assumindo o cargo de vice-governadora do estado. Também é presidente da comissão mais importante do Congresso Nacional, a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal). 


“O senado deve levar a sério candidaturas femininas. Eu vou com essa missão, de representar não só o estado, mas também as mulheres sul mato-grossenses. É por isso também que sou candidata à presidência do Senado”.


Simone entende que o Senado Federal precisa se aproximar da população brasileira, buscar soluções para resolver a crise sanitária e econômica dos últimos 30 anos e se aproximar dos interesses daquilo que a população efetivamente quer. 


“Na política é isso, um tijolo a cada dia para se erguer um castelo. Política é a arte do diálogo. O jogo vai começar nesta semana, quando o MDB escolher seu candidato à presidência do Senado”. 

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online