O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   28 de Março de 2024
Publicidade

Temer assina decreto de intervenção federal no Rio

Cerimônia contou com governador do estado Luiz Fernando Pezão e apresentou o general Walter Braga Netto como interventor

16/02/2018 - 16h13

Rio

O presidente Michel Temer assina o decreto (Foto: )

O presidente da República Michel Temer assinou na tarde desta quinta-feira no Palácio do Planalto o decreto que determina a intervenção federal na área de segurança pública do estado do Rio de Janeiro. O general Walter Braga Netto, do Comando Militar do Leste, foi anunciado como interventor. 


O decreto tem validade imediata, mas será submetido à aprovação do Congresso. O governador Luiz Fernando Pezão e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) participaram da cerimônia


"O crime organizado quase tomou conta do Estado do Rio de Janeiro. O governo dará respostas duras, firmes e adotará todas as providências necessárias para enfrentar o crime organizado e as quadrilhas. A intervenção foi construída em diálogo com o governador Luiz Fernando Pezão e eu comunico que nomeei interventor o comandante militar do leste General Walter Braga Netto, que terá poderes para restaurar a tranquilidade do povo. As polícias e as Forças Armadas estarão nas ruas, avenidas e comunidades. Reunidas combaterão, enfrentarão e vencerão aqueles que sequestram o povo e a nossa cidade. Nossos presídios não serão mais escritórias de bandidos e nem nossa praças continuarão a ser salões de festa do crime organizado", disse Temer. 


O governador Luiz Fernando Pezão também admitiu que as polícias civil e militar do Rio perderam o controle da situação. "O Rio tem pressa e tem urgência. Nós, só com a Polícia Militar e a Polícia Civil, não estamos conseguindo deter a guerra entre facções no nosso estado. E ainda com componente grave que são as milicias", disse Pezão. 


O ministro da Defesa Raul Jungmann lembrou que não é a primeira atuação das Forças Armadas no Rio. Tropas federais já colaboraram com as polícias do estado, inclusive com ocupação de comunidades consideradas de risco, como os complexos da Maré e do Alemão.


"Já tínhamos uma integração com as forças de segurança, teremos um salto de qualidade no trabalho que será feito com as polícias e o sistema penitenciário e o Corpo de Bombeiros", disse o ministro.


Jungmann elogiou o general Braga Netto. "É um general absolutamente qualificado e conhecedor profundo do Rio de Janeiro e sua dinâmica." 


O general Braga Netto estava de férias quando foi convocado para atuar como interventor da segurança no Rio. "Recebi a missão agora e nós vamos entrar numa fase de planejamento. Nosso relacionamento com as forças de segurança é muito. Agora é fortalecer os sistema de segurança e dar tranquilidade aos cariocas", disse. 

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS