O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   29 de Março de 2024
Publicidade

Teori manda juiz auxiliar ouvir Nestor Cerveró sobre delação premiada

Delação precisa ser homologada pelo Supremo Tribunal Federal

30/11/2015 - 19h06

G1

Em Brasília 

Nestor Cerveró (Foto: Divulgação)

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, mandou o juiz auxiliar do gabinete que atua na área criminal ouvir o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró sobre o acordo de delação premiada com a Procuradoria Geral da República


Cerveró, que está preso no Paraná, fechou o acordo para contar o que sabe sobre o esquema de corrupção na Petrobras em troca de uma pena menor.


Pelo fato de Cerveró ter envolvido parlamentares, como o senador Delcídio do Amaral, que foi preso na semana passada, o acordo de delação precisa ser homologado, ou seja, confirmado, pelo Supremo.


Sempre que analisa um acordo de delação, antes de validá-lo, Teori ouve o delator, para saber se o acusado foi coagido ou não a falar o que sabe, por exemplo. O ministro não avaliar o teor da delação, e sim verifica se o acordo (que prevê o que o acusado vai devolver, quanto tempo ficará preso, entre outros itens), está dentro da legalidade.


Nestor Cerveró prestou alguns depoimentos dentro da delação. Foram específicos sobre o envolvimento de Delcídio, do chefe de gabinete dele, Diogo Ferreira, do advogado Edson Ribeiro, que defendia o ex-diretor, e do banqueiro André Esteves.


Os quatro foram presos depois de o filho de Cerveró, Bernardo, gravar uma conversa que apontou tentativa de manipular a delação premiada do ex-diretor, para que nem Delcidio e nem Esteves fossem citados. Em troca, a família de Cerveró receberia R$ 50 mil mensais.


Quando pediu abertura de investigação contra os quatro e as prisões, a Procuradoria também enviou para o Supremo o acordo de delação premiada de Cerveró. A expectativa, porém, é que depois de ser validado o acordo, o ex-diretor continue a contar mais detalhes sobre o esquema na Petrobras.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS