O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   19 de Abril de 2024

TSE rejeita recurso de Heliomar Klabunde e Paranhos terá nova eleição

MDB deverá indicar nome de prefeito interino para manter o poder em Paranhos

11/06/2021 - 16h14

Campo Grande

Heliomar Klabunde perde mais uma no TSE (Foto: Divulgação )

Durante sessão virtual iniciada no último dia 4 e que se encerrou na quinta-feira (10), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob a presidência do ministro Luís Roberto Barroso rejeitou por unanimidade os embargos de declaração impetrados pelos advogados de defesa de Heliomar Klabunde, eleito prefeito de Paranhos em 2020, mas por problemas de elegibilidade com a justiça eleitoral foi impedido de assumir o cargo.


Nova eleição ainda será marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul.


Todos os ministros da corte acompanharam o voto do ministro relator Mauro Campbell Marques pela rejeição do recurso impetrado pelo candidato eleito pelo MDB.


Votaram contra Klabunde: Sérgio Banhos, Carlos Horbach, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Felipe Salomão e Luís Roberto Barroso, que é o presidente do TSE.


Heliomar Klabunde ficou inelegível depois de ter as contas da época que foi prefeito reprovadas pelo Tribunal de Contas. 


Ele tentou vários recursos na justiça para reverter a situação e o último suspiro era o embargo de declaração que agora também foi rejeitado por unanimidade pela corte maior do Brasil.


Sem mais nenhuma chance de Klabunde assumir o cargo, o MDB deverá escolher o atual prefeito interino de Paranhos, Donizete Viaro, que é antigo filiado do partido para manter o poder em Paranhos. Viaro foi eleito para o quarto mandato de vereador e foi escolhido pelos colegas para presidir o legislativo municipal. 


Como ocorreu a vacância do cargo de prefeito, ele assumiu e vem desde 1º de janeiro passado fazendo um governo que atende todos os setores do município com atuação bastante articulada e que prega a coalização de forças, prestigiando no âmbito municipal várias correntes políticas e isso tem agradado tanto as lideranças políticas quanto a população, o que acaba sendo revertido no aumento do seu prestigio político e potencial eleitoral para futuras eleições.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online