O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   28 de Março de 2024
Publicidade

Fragilizado e com dívida milionária, PTB inicia mudanças por Dourados

15/04/2014 - 08h31

Lideranças petebistas durante o ato em Dourados (Foto: Divulgação )
Willams Araújo

Fragilizado e com uma dívida milionária, o comando regional do PTB iniciou por Dourados, segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul, o processo de reestruturação partidária. 

O presidente da executiva regional, Ivan Louzada, foi ao município na última sexta-feira trocar o comando da comissão provisória municipal, então presidida pelo servidor público João Carneiro. Em seu lugar, assumiu o ex-secretário de Planejamento da prefeitura, Gerson Schultz. 

Em nota distribuída à imprensa, o diretório regional justificou que João Carneiro, que é filho do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Walter Carneiro, hoje secretário-geral do PTB no Estado, teve de abrir mão do cargo em função do seu trabalho em Campo Grande.

Atualmente, o PTB administra uma dívida de cerca de R$ 6 milhões, herdada em 2004 durante o mandato do então presidente Antônio Cruz, à época deputado federal e candidato a prefeito de Campo Grande. 
Por causa disso, a Justiça tem bloqueado constantemente seu Fundo Partidário, conforme atesta Louzada. 

Ainda assim, os petebistas se articulam para lançar uma chapa majoritária nas eleições deste ano - governo ou Senado, conforme tem alardeado o comando regional. 

À imprensa, a cúpula do partido sempre lembra como opção o nome do presidente da Fiems (Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen. No entanto, o dirigente nunca se manifestou publicamente sobre essa possibilidade. 

Atualmente integrado ao rol dos partidos de menor expressão eleitoral no Estado, os chamados nanicos, o PTB já esteve bem representado na Assembleia Legislativa, com uma bancada de cinco deputados estaduais, mas hoje não ocupa nenhuma cadeira. 

Essas mudanças devem acontecer em outros 10 municípios, segundo Louzada adiantou em entrevista ao Conjuntura Online.

Segundo ele, muitas comissões provisórias estão vencidas. “Preciso mudar em Três Lagoas, Corumbá, Naviraí, Jardim, Maracaju, preciso fazer isso nos maiores municípios”, declarou Louzada, cujo partido também teve seus quadros esvaziados com a desfiliação de prefeitos e vereadores. 

"Política é construção, com o tempo, com amigos, com projetos. Em 2011 começamos os projetos para eleger um vereador e, através de muito trabalho, elegemos o Raphael Matos, que representa o PTB aqui em Dourados. Estou um pouco ausente devido ao trabalho em Campo Grande, percebendo a necessidade de continuar esta caminha para as próximas eleições”, disse João Carneiro. 

Ainda em sua fala de despedida, o dirigente comentou que se reuniu com o correligionário e decidiu pela mudança da comissão provisória. “É com muita satisfação que passo a Gerson mais essa responsabilidade, e eu sei que ele desempenhará muito bem este papel", disse João Carneiro, conforme a nota.

A posse de Gerson na presidência da comissão provisória do PTB de Dourados ocorreu na Câmara de Vereadores na presença  de lideranças regionais e locais. 

"O João Carneiro sempre desempenhou um papel muito importante em Dourados frente à comissão provisória, por outro lado vamos passar essa responsabilidade ao Gerson, um rapaz com ideias inovadoras, uma cara nova neste meio político, que com certeza dará continuidade ao trabalho segmentado por João", colocou Louzada.  

O dirigente lembrou que Gerson desenvolvia um trabalho social na prefeitura de Dourados como secretário de planejamento e renunciou ao cargo para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições de outubro. "Nós do PTB acreditamos em seu trabalho e em sua ideologia", acrescentou. 

Em discurso, Gerson disse que a presidência veio em uma hora boa, uma vez que ele é pré-candidato a deputado estadual pelo partido. 

"Eu quero agradecer pela confiança do João Carneiro, do senhor Walter Carneiro e do presidente Ivan Louzada, que está sendo depositada em minha pessoa, graças a Deus e ao meu trabalho, estou entrando pela porta da frente de mãos dados com os companheiros", acentuou.  

O novo dirigente disse ainda que hoje há uma carência muito grande de novos políticos. "Essa pasta que trabalhei na prefeitura me colocou mais próximo das pessoas, podendo ouvir seu problemas e desejos. Estou no PTB, e não quero sair, estou desde 2001 lutando e trabalhando pela sigla. O caminho está livre, as pesquisas apontam a indecisão e a insatisfação do eleitor. Eu quero ajudar a continuar o trabalho do PTB aqui em Dourados", colocou. 

O novo presidente prometeu ampliar os quadros da legenda com novas filiações, principalmente de amigos.  

“De primeiro momento quero montar umas ações de filiações nos bairros, fazer um trabalho social, voltado em ajudar as pessoas. Pra mim homem não é papel, é palavra", emendou.   

Matéria modificada às 11h42 para acréscimo de informações 
Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS