O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   19 de Abril de 2024

Nelsinho anuncia para Paranaíba a 1ª escola de tempo integral

18/09/2014 - 21h43

Nelsinho discursa em reunião (Foto: Divulgação )
Paranaíba vai ser a primeira cidade no interior de Mato Grosso do Sul a receber uma das escolas de tempo integral planejadas pelo candidato a governador Nelsinho Trad (PMDB), caso seja eleito em outubro. 

O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (18) pelo próprio Nelsinho durante reunião com educadores no município de Paranaíba (413 km a Leste de Campo Grande), que desponta atualmente como um importante polo educacional regional. 

O encontro reuniu mais de 200 pessoas, entre professores (cerca de 150), alunos, administradores, convidados e líderes locais do PMDB e de partidos aliados.

O compromisso de levar para o município a primeira escola de um modelo implantado em Campo Grande e que é referência no Brasil, foi firmado por Nelsinho com o prefeito Diogo Tita, do PPS, que participou da reunião juntamente com a secretária de Educação e Cultura Maria Eugênia. Também participaram da reunião a candidata ao Senado Simone Tebet (PMDB), o senador Waldemir Moka (PMDB), e os candidatos a deputado estadual José Ancelmo (PSB) e Eduardo Rocha (PMDB), que busca a reeleição.

Nelsinho explicou que o custo da escola por tempo integral é alto, por possuir uma metodologia diferenciada, já que o aluno estuda em dois turnos, das 7h às 16h. “Quem prometer nesta campanha que irá construir este tipo de escola em todas as cidades estará mentindo, mas vou construir pelo menos uma escola em cada região do estado”, afirmou.

Para implantar as duas escolas que funcionam em Campo Grande, Nelsinho esteve em Palmas (Tocantins) e em Apucarana (Paraná), observando como funcionavam as escolas de tempo integral nestas cidades. 

“Mandei uma equipe de engenheiros e arquitetos e que ficaram uma semana em cada cidade. Construímos na planta as escolas, que hoje servem de referência para todo o País. E é este tipo de educação que pretendo levar para as demais regiões”, afirmou. O plano de Nelsinho prevê, também, que 35 escolas estaduais espalhadas pelo estado sejam transformadas em escolas de tempo integral.

Durante sua fala, o prefeito Diogo Tita perguntou se haveria possibilidade de Paranaíba ter uma destas escolas. Nelsinho respondeu: “Nunca fiz nenhuma reunião com o pessoal da educação como esta aqui. Está prometida a escola”, disse Nelsinho, elogiando o interesse da categoria em discutir as necessidades e também buscar por soluções.

Polo Educacional

Paranaíba se destaca hoje como um polo educacional. Além de possuir campus da UFMS e uma unidade da UEMS, tem ainda as faculdades da Fipar (Faculdades Integradas de Paranaíba) e da Unopar (Ensino a distância da Universidade Norte do Paraná). 

A rede municipal de ensino tem 12 escolas (5 Ceinfs e 7 ensino fundamental) com 3.500 alunos matriculados. A secretária de Educação e Cultura, Maria Eugênia de Assis, disse que, como educadora, ficou “satisfeitíssima”, com a notícia dada por Nelsinho.

 “A educação tem que trabalhar com qualidade, já que muitos alunos são carentes e às vezes pais e irmãos não têm tempo para ajuda-los em casa. E a escola de tempo integral reúne todas as condições de proporcionar ao aluno um ensino de qualidade e diferenciado. Nota 1.000 para Nelsinho”, disse a secretária.

Nelsinho disse ainda que a área da educação, à época em que foi prefeito de Campo Grande, lhe deu grande satisfação. 

“Nossa rede tinha 125 mil alunos. Nenhum aluno ficava sem merenda escolar, sem mochila, par de tênis e material escolar. Valorizamos o magistério investindo na formação continuada e quase 3 mil professores puderam fazer pós-graduação”, disse Nelsinho. Ele também ressaltou que de 2005 a 2012, a educação teve um desempenho crescente a ponto de Campo Grande sido a segunda Capital do País no ranking do Ideb.

Para o prefeito Diogo Tita, Nelsinho tem experiência e serviços prestados e pode ajudar muito Mato Grosso do Sul. “Fui deputado estadual e o conheço há muitos anos. Nós prefeitos estamos passando por imensas dificuldades e, por ocasião das eleições, nossas esperanças se renovam. Nelsinho é extremamente confiável e estamos juntos nesta caminhada”, garantiu.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online