O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   19 de Abril de 2024

Campo Grande tem 26 bairros com risco médio de infestação de dengue

30/10/2014 - 20h49

G1

Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue (Foto: Divulgação)
Em Campo Grande, de 86 bairros analisados, 26 e uma UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família)) apresentam risco médio de infestação do mosquito transmissor da dengue, segundo dados do Liraa (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti), divulgado nesta quinta-feira (30) pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Nenhum bairro apresentou situação de risco.

O resultado é considerado satisfatório quando o índice de infestação no município é de até 1%, estado de alerta é quando os resultados ficam entre 1% e 3,9%  e estado de risco é quando os números são superiores a 4%.

O número divulgado hoje é maior que o levantamento feito em julho, quando cinco bairros estavam em situação de alerta: Taveiropólis, Caiçara, União, Noroeste e Veraneio. Os demais haviam apresentado resultado satisfatório.

No levantamento realizado de outubro, foram classificados em estado de alerta: Mata do Segredo, José Tavares, Nova Lima, Coronel Antonino, Vida Nova, Rita Vieira, Vilas Boas, TV Morena, Carlota, Guanandi, Taquarussu, Jacy, Alves Pereira, Botafogo, Nova Campo Grande, Indubrasil, Planalto, Amambaí, Cabreúva, Carvalho, Centro, Itanhangá Park, Monte Líbano, Glória, São Bento e Bela Vista.

Os demais bairros tiveram resultados classificados como satisfatórios. Dos que estão em alerta, Guanandi, Taquarussu e Jacy apresentaram o maior índice de infestação, de 2,3 cada.

Conforme o levantamento, foram encontrados 109 focos do mosquito da dengue na capital sul-mato-grossense. Desse total, 75,7% foram encontrados em residências, 13,1% em comércios, 7,5% em terreno baldio e 3,7% em outros locais.

Prevenção

A orientação sa Secretaria de Saúde é de que a população utilize medidas preventivas para evitar a dengue, como verificar o acondicionamento de lixo e eliminar recipientes que possam acumular água e virar criadouros do mosquito.

Os sintomas da dengue são febre, dor no corpo, dor na cabeça e vermelhidão na pele. Quem apresentar os sintomas deve procurar atendimento médico.
Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online