O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   18 de Abril de 2024
Publicidade

Municípios recebem computadores para informatizar serviços farmacêuticos

27/03/2015 - 11h04

19 municípios serão contemplados (Foto: Divulgação )
Do Governo

O Ministério da Saúde irá entregar 125 computadores para 19 municípios de Mato Grosso do Sul para informatizar os serviços farmacêuticos.

Em todo o País, serão distribuídos 5.112 computadores e, posteriormente, 1.704 impressoras. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde) e vai beneficiar 485 cidades do país.

Alguns municípios já começaram a receber os computadores desde o dia 17 deste mês, entre eles Sete Quedas, Caarapó e Deodápolis. 

A estratégia de modernizar os estabelecimentos farmacêuticos integra o Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à Saúde – QualiSUS-Rede, que prevê ainda a realização de cursos de capacitação, com 4.860 vagas, para profissionais e gestores que desenvolvem serviços farmacêuticos no SUS.

Também está em andamento uma pesquisa para avaliar a qualidade dos serviços farmacêuticos ofertados no SUS, desde a Atenção Básica até os serviços hospitalares, nas unidades próprias do Programa Farmácia Popular do Brasil, no sistema prisional e na saúde indígena.

“O objetivo geral do projeto é qualificar a gestão da Assistência Farmacêutica por meio da formação profissional e informatização dos serviços farmacêuticos e, assim, ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população brasileira”, explicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

Nesta primeira fase serão contempladas as Centrais de Abastecimento Farmacêutico e Almoxarifados, as farmácias das UBS (Unidades Básicas de Saúde) e dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), além das Farmácias do Componente Especializado, que distribuem medicamentos indicados para o tratamento de doenças crônicas e/ou raras. 

Na fase seguinte, os equipamentos chegarão aos serviços farmacêuticos do Subsistema da Saúde Indígena, que atende os DSEIS (Distritos Sanitários Especiais Indígenas) e demais polos indígenas.

Melhoria do acesso

O Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica foi criado em 2012 para melhorar a qualidade do acesso a medicamentos no Brasil. Organizado em quatro eixos (estrutura, educação, informação e cuidado), o programa engloba desde investimentos na estruturação dos serviços farmacêuticos até ações de cuidado ao usuário.
Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online