O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   24 de Abril de 2024
Publicidade

Com Minas dividida, Dilma e Aécio não vão à cidade natal deles no último dia

25/10/2014 - 15h06

Folha.com

No último dia da campanha eleitoral do segundo turno, os dois candidatos ao Planalto que restaram na disputa, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), decidiram não ir neste sábado (25) a Belo Horizonte, cidade natal dois postulantes.

Tanto Dilma quanto Aécio deixaram de fazer as caminhadas planejadas pelas suas campanhas na capital mineira –no último dia da disputa do primeiro turno, ambos tiveram eventos em BH. Assessores das campanhas alegaram cansaço dos candidatos.

Dilma e Aécio deixaram a campanha de lado em Minas neste último dia, apesar de o cenário ser de disputa acirrada no segundo colégio eleitoral do país –50% a 50% dos votos válidos, segundo pesquisa Datafolha.

No primeiro turno, Dilma venceu Aécio no Estado por pequena diferença 43,4% a 39,7%.

Neste sábado, Dilma foi direto do Rio para Porto Alegre, onde fez sua carreira política e se estabeleceu, depois de deixar BH perseguida pela ditadura militar.

Aécio foi para a cidade mineira de São João del Rei visitar o túmulo do seu avô Tancredo Neves. Na quarta-feira passada (22), ele já havia anunciado que aquele seria um ato mais pessoal.

Sem a presença deles, as ruas da região centro sul de BH foram ocupadas por militantes e apoiadores petistas e tucanos, O trânsito virou um caos por conta das concentrações de militantes e as caminhadas que eles organizaram

Não houve registros de incidentes. Os petistas se concentraram no centro da cidade em frente ao comitê de Dilma, e os tucanos foram para a região da Savassi.

No primeiro turno, a disputa em BH foi vencida por Aécio com grande margem de vantagem sobre Dilma –53,8% a 25,1%. Na região metropolitana o tucano também ganhou –o mesmo registrado também no sul de Minas.

Já Dilma venceu nas regiões mais pobres (66% a 23%, no norte, por exemplo) e também na rica região do Triângulo Mineiro (47% a 31,5%).

O Estado de Minas concentra 10,5% do total de eleitores.
Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online