O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   28 de Março de 2024
Publicidade

Reinaldo ataca governo ao dizer que saúde é mais importante que Aquário

15/04/2014 - 07h50

Reinaldo critica o governo estadual (Foto: Divulgação )
Da redação 

Pré-candidato ao Senado, o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) voltou a criticar o governo de André Puccinelli (PMDB), hoje seu adversário político, ao dizer no fim de semana que o setor de saúde pública de Mato Grosso do Sul é mais importante que o Aquário do Pantanal, obra que vai consumir cerca de R$ 100 milhões. 

Lembrado também para disputar o governo na eventualidade de a aliança pretendida com o PT não prosperar, o tucano aproveitou o 6° Encontro Regional do projeto Pensando Mato Grosso do Sul, ocorrido sábado em Jardim, para fazer tais observações. 

Reinaldo se articula para concorrer ao Senado na chapa a ser encabeçada pelo senador Delcídio do Amaral (PT),  mesmo diante de resistências dentro dos comandos nacionais do PSDB e do PT devido ao confronto iminente entre o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e a presidente Dilma Rousseff na corrida pelo Palácio do Planalto. 

“Aquário não é prioridade dentro do Estado de Mato Grosso do Sul. Enquanto Campo Grande pede urgência em saúde, o governo resolve construir um aquário”, disparou Reinaldo, que é coordenador do projeto Pensando MS, criado pelo PSDB para ouvir a população sobre as demandas do Estado.  

O Aquário do Pantanal está sendo construído no Parque das Nações, altos da avenida Afonso Pena, em Campo Grande. Equivalente a duas praças Belmar Fidalgo, o Aquário do Pantanal vai abrigar 24 tanques.

O projeto inclui ainda biblioteca, laboratório, auditório, salas para exposição, praça de alimentação e uma passarela suspensa com aproximadamente 70 metros de extensão. Serão cerca de sete mil animais em exposição.

Ele enfatizou que o PSDB se preocupa em ouvir as pessoas, razão pela qual está elaborando um projeto de governo a partir do que a população está elencando como prioridades por meio de levantamentos quantitativos e qualitativos do Pensando MS. Com os levantamentos em mãos, o PSDB tem realizado encontros regionais para apresentar os dados e ouvir a população diretamente.

“O Pensando MS é uma oportunidade de as pessoas se manifestarem sobre os problemas regionais, as dificuldades regionais, as potencialidades que cada região tem. Não existe hoje forma de fazer política sem sintonia com a vontade das pessoas”, afirmou Reinaldo.

Ainda segundo o deputado, “a gente percebe hoje que a classe política virou as costas para a vontade das pessoas”, e foi isso, segundo ele, que levou milhares de pessoas às ruas ano passado, durante as manifestações de junho.

Nos seis encontros regionais, do total de nove previstos, a população tem apontado dois setores como prioritários: saúde e educação. “Saúde em todas as regiões tem sido a maior preocupação. Por que isso?”, questiona Reinaldo. Ele mesmo responde: “porque temos um Estado que investe pouco em saúde pública, tanto que somos o 25° do país em aplicação de recursos”.

O coordenador do projeto aludia à Estadic (Pesquisa de Informações Básicas Estaduais) referente ao ano de 2013, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), conforme a qual o Mato Grosso do Sul aplicou apenas 8,7% do orçamento em saúde.

O próprio órgão informa, contudo, que não é possível dizer que os Estados descumprem a lei de investimento mínimo de 12% do orçamento. Conforme o instituto, os Estados não especificaram a fonte da receita do orçamento para a rubrica, podendo ser incluídos valores, por exemplo, dos royalties de petróleo.

Ferramenta para o MS

Para Reinaldo, o Pensando MS não é uma ferramenta para o PSDB exclusivamente, “embora nós sejamos o partido que está desenvolvendo esse trabalho e ouvindo as pessoas, ele serve para qualquer partido, qualquer instância política que quiser se aproximar das pessoas”.
Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS