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Felipão só perde para Neymar como 'rei de propagandas' na TV

15/04/2014 - 19h01

UOL

Luiz Felipe Scolari participa de gravação de propaganda para a TV (Foto: Divulgação)
Faltam pouco menos de dois meses para a Copa do Mundo no Brasil e você já deve ter notado que Luiz Felipe Scolari não sai da sua televisão. 

O técnico da seleção brasileira é garoto-propaganda de seis marcas: Gillette, Sadia, Vivo, Ambev, Peugeot e Walmart. 

No mês de março, ele apareceu em 318 inserções de comerciais na TV aberta, segundo levantamento do Instituto Controle de Concorrência feito a pedido do Uol Esporte.

O treinador está na 13ª posição no ranking de personalidades com mais exposição em espaços publicitários na televisão brasileira. 

A lista é liderada pela modelo Gisele Bündchen. Neymar, principal jogador do time de Felipão, é o segundo colocado, com 578 inserções só em março. O levantamento leva em conta a programação de São Paulo das redes Bandeirantes, Globo, Record, Rede TV e SBT.

Depois de Neymar, Scolari é o integrante da seleção com mais exposição. Fred, garoto-propaganda da Jequiti Cosméticos e Magazine Luiza, aparece na 61ª posição no ranking, com 144 inserções na TV aberta.

Até o início do ano, Felipão não estava entre as 100 personalidades com mais aparições na TV. Desde fevereiro, quatro campanhas publicitárias estrearam com o treinador. Os contratos com o técnico vão pelo menos até a Copa do Mundo e os valores do cache recebido não são divulgados.

Todos os seis contratos em vigor com os patrocinadores foram acertados após Felipão assumir a seleção brasileira. Depois de aceitar o convite da CBF, o treinador montou um plano de negócio e contou com a assessoria Dodici Sports, empresa do ex-diretor de marketing do Palmeiras, Juan Brito.

"Definimos um limite de seis empresas para o Scolari. Até porque muito mais do que isso não funciona e ele também não tem tempo. Todas as gravações de propagandas já foram feitas. O foco dele é a Copa do Mundo, é o mais importante", diz Brito.

Acostumado a gravar comerciais há mais de uma década, Felipão atua como ator em algumas peças dos seus patrocinadores. 

Em uma delas, faz às vezes de agricultor, plantando cevada na Granja Comary, onde a seleção irá treinar para a Copa do Mundo. Em outra, "bufa" após ouvir orientações de torcedores sobre o time durante um voo. Na campanha da rede de supermercados Walmart, a esposa do treinador também foi convocada para atuar.   
 
"Como 75% dos nossos clientes são mulheres e são elas que detêm o poder de compra nas mãos, convocamos o casal Scolari. O Felipão, técnico da seleção, e sua esposa, Olga Scolari", explica Claudio Tonello, vice-presidente de marketing da multinacional no Brasil.

"O Felipão é a figura do momento no Brasil: ganhou a Copa das Confederações e voltou a dar credibilidade para a nossa seleção. Com a Copa do Mundo se aproximando, ele terá cada vez mais presença e impacto no cenário nacional, e é exatamente essa dimensão que queremos", afirma Frederico Battaglia, diretor de Marketing da Peugeot do Brasil.

Contrato com concorrentes da CBF

A maioria dos patrocinadores de Felipão (Gillette , Vivo, Ambev e Sadia) é formada por parceiros da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Dois, porém, Peugeot e Walmart, concorrem com patrocinadores da entidade, Volkswagen e Extra, respectivamente.

Segundo o diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, há um acordo com o técnico. Ele deve dar preferência para os patrocinadores da seleção, mas não está vetado de negociar com rivais.   

"O Felipão deu preferência aos parceiros da CBF. Ele teve esse cuidado, de ter a primeira conversa com eles. Se não fechava o negócio, se não havia interesse entre as partes, ai ele podia negociar com concorrentes", afirmou Lopes ao Uol Esporte.
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