O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   24 de Abril de 2024
Publicidade

Aécio pode rever fator previdenciário, diz economista tucano

18/09/2014 - 22h28

Folha.com

O economista Mansueto Almeida, especialista em contas públicas que colabora com a campanha do tucano Aécio Neves, afirmou que o candidato à Presidência pode discutir o fim do fator previdenciário, que seria substituído por outro mecanismo que garanta o equilíbrio das contas da Previdência Social.

O fator previdenciário é um índice que combina idade do segurado, tempo de pagamento ao INSS e expectativa de vida e reduz o valor da aposentadoria de quem deixa o trabalho mais cedo.

"Ele [Aécio] pode se comprometer a rever o fator", afirmou. "[O fator] é injusto? É. É possível um mecanismo melhor? Sim, mas isso depende de negociação."

Mansueto afirmou que não é possível simplesmente acabar com a fórmula, mas que uma mudança na regra poderia ser discutida com o Congresso e com representantes das centrais sindicais.

Ele lembrou que o governo do PT, na época do presidente Lula, vetou o fim do fator quando este foi aprovado pelo Congresso em 2010.

"O Congresso derrubou em 2010, e o presidente da República na época, que se eu não me engano era um ex-líder sindical chamado Luiz Inácio Lula da Silva, vetou o fim do fator. Como é que um líder sindical que sempre foi contra [o fator] vetou o seu fim? Porque havia um custo muito grande."

Mansueto afirmou também que a questão da terceirização do trabalho precisa ser colocada de forma clara em lei, com participação das centrais sindicais no debate, e não pode ficar a cargo da interpretação da cada juiz.
Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online