O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   23 de Abril de 2024
Publicidade

Candidatos ‘atacam’ eleitores indecisos a fim de ampliar vantagem em MS

29/09/2014 - 10h23

Delcídio intensifica campanha (Foto: Divulgação)
Reinaldo tenta ampliar número de votos (Foto: Divulgação)
Nelsinho tenta revés para garantir segundo turno (Foto: Divulgação)
Willams Araújo

A menos de uma semana para as eleições de outubro, os principais candidatos ao governo de Mato Grosso do Sul saem em busca dos eleitores indecisos a fim de ampliar a vantagem e carimbar o passaporte para eventual segundo turno. 

A ordem nos comandados da campanha de Delcídio do Amaral (PT), Reinaldo Azambuja (PSDB) e Nelsinho Trad (PMDB) é intensificar a campanha  tanto na Capital quanto no interior na tentativa atrair o apoio dos eleitores que ainda não sabem em quem votar. 

Além deles, disputam à sucessão do governador André Puccinelli (PMDB), Sidney Melo (PSOL), Professor Monje (PSTU) e Evander Vendramini (PP). 

No total, eles buscam atrair os votos dos 1.818.937 eleitores aptos a votar nas eleições de outubro, de acordo com o TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral). 

Os dados estatísticos apontam que em Mato Grosso do Sul a maior parte do eleitorado é formada por pessoas do sexo feminino, com cerca 51,6%, o que representa 938.892 eleitoras. Os homens representam 48,3%, sendo 880.044 eleitores.

Levantamentos distintos feitos por dois institutos de pesquisa apontam que o número de indecisos representa entre 11% (Ibope/TV Morena) e 11,30% (Datamax). 

Registrada  no  TRE-MS sob o número 00034/2014, a pesquisa Datamax entrevistou 1.500 eleitores em 38 municípios, entre os dias 6 e 10 de setembro. 

Já a pesquisa do Ibope ouviu 812 eleitores entre os dias 22 a 24 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. 

A pesquisa está registrada no TRE sob o nº MS-00042/2014 e no TSE sob o nº BR-00788/2014. 

É nesse cenário que os candidatos se articulam e buscam novas estratégias na tentativa de convencer a população sobre suas propostas de governo.  Esta semana, por exemplo, deve ser movimentada nas coordenações de campanha. 

Do lado do PMDB, os prefeitos do partido e aliados mobilizam suas bases em todo o Estado para entrar com força total na última semana antes das eleições, conforme a coordenação da campanha de Nelsinho. 
A ordem é intensificar as ações com reuniões, comícios, carreatas, e entrega de material de campanha, para levar Nelsinho ao segundo turno das eleições. 

O ex-prefeito de Campo Grande disputa a segunda vaga com Reinaldo Azambuja, que é o segundo em todas as pesquisas realizadas até agora. A liderança permanece com Delcídio desde o começo da campanha eleitoral em julho deste ano. 

O discurso dos prefeitos peemedebistas  que estão liderando esta ultima ofensiva em todas as regiões, é que Nelsinho é o mais preparado para ser o próximo governador de Mato Grosso do Sul. 

O principal argumento é que ele representa a garantia de que o desenvolvimento experimentado nos últimos oito anos da administração do PMDB, por meio de André Puccinelli, irá continuar.  

Líder das pesquisas, Delcídio promete continuar fazendo corpo a corpo a fim de conquistar mais eleitores até o dia das eleições. 

“Vamos permanecer nas ruas, mobilizados, apresentando propostas, visitando os bairros da capital e o interior do estado, olhando no olho do eleitor e pedindo voto, para ampliar ainda mais a vantagem e liquidar a fatura em 5 de outubro”, garantiu o candidato petista, durante caminhada na Capital. 

A coordenação de campanha de Reinaldo ainda não divulgou qual serão suas estratégias esta semana visando as eleições de domingo. 

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online