O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   20 de Abril de 2024
Publicidade

Confiança empresarial sobe e atinge o maior nível em seis meses

Segunda alta seguida do indicador reverte a tendência observada entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022 

02/05/2022 - 13h41

R7

Confiança empresarial subiu aos 94,5 pontos em abril (Foto: PIXABAY)

O ICE (Índice de Confiança Empresarial) subiu 2,7 pontos em abril, para 94,5 pontos, e atingiu o maior nível desde novembro do ano passado, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (2) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).


Na métrica de médias móveis trimestrais, o indicador subiu 1 ponto no período entre os meses de fevereiro e abril, interrompendo a sequência de seis quedas consecutivas nessa base de comparação.

Para Aloisio Campelo Jr., superintendente de estatísticas do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), a segunda alta seguida do indicador reverte a tendência de queda observada entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022 e recupera 30% dos 11,2 pontos perdidos no período.


"Assim como no mês anterior, o setor de serviços exerceu a maior contribuição para a alta [da confiança], com destaque para os prestados às famílias, um sinal de normalização da economia num contexto pós-pandemia", afirma ele. 


Campelo Jr. cita que outro destaque no mês foi a confiança industrial, que subiu 2,4 pontos após oito quedas seguidas. "Além da redução de incerteza com a percepção de controle sobre a pandemia, o índice está sendo impulsionado neste início de segundo trimestre por medidas de estímulo como redução de IPI, liberação de recursos do FGTS e antecipação do 13º de aposentados e pensionistas", diz. 


A alta da confiança empresarial foi determinada por uma melhora tanto das avaliações sobre a situação atual quanto das expectativas em relação aos meses seguintes. Enquanto o ISA-E (Índice de Situação Atual Empresarial) subiu 3,6 pontos, para 95,7 pontos, maior nível desde dezembro de 2021 (95,8 pontos), o IE-E (Índice de Expectativas) avançou 2 pontos, para 94,4 pontos. Trata-se da primeira vez desde dezembro de 2021 que as projeções atuais superam as expectativas.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Economia
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online