Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quarta-feira, 27 de agosto de 2025
Economia

Correios de vários países suspendem entregas aos EUA

Serviços postais de Coreia, Cingapura, Alemanha, Bélgica, Austrália, Noruega e Finlândia paralisam envios por não saber como declarar pacotes antes isentos

Conjuntura Online
25/08/25 às 09h08
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Decisão de Trump afeta entregas de encomendas. (Foto: Na Bian/Bloomberg)

Serviços postais em todo o mundo estão suspendendo entregas de encomendas para os Estados Unidos, citando confusão sobre como processar milhões de pacotes de baixo valor que perderão o tratamento de isenção tarifária na próxima semana.

A partir da próxima sexta-feira, dia 29 de agosto, o presidente Donald Trump encerrará a chamada isenção de "minimis", que se aplicava a mais de 4 milhões de pacotes que entram nos EUA todos os dias, impulsionados em grande parte pelo comércio eletrônico.

Sob o novo regime, que começou com a China e Hong Kong em maio, mercadorias enviadas por correio de outros países estarão sujeitas a tarifas e às regras de conformidade da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP, em sua sigla em inglês), medida semelhante à "taxa das blusinhas" adotada no Brasil.

Presentes comprovadamente avaliados em menos de US$ 100 continuarão isentos de tarifas, segundo a Casa Branca.

Em resposta às mudanças, um número crescente de serviços nacionais de correio está suspendendo algumas remessas para os EUA já a partir desta semana, culpando a falta de clareza das autoridades americanas sobre como as tarifas serão cobradas e como enviar os dados exigidos.

Na Ásia, o Korea Post informou que deixará de aceitar encomendas aéreas e alguns serviços de correio expresso para os EUA a partir de terça-feira, mantendo, porém, os serviços premium — operados por meio de transportadoras privadas — disponíveis, sujeitos às tarifas alfandegárias.

Da mesma forma, a SingPost de Cingapura suspenderá os serviços padrão para remessas comerciais aos EUA a partir de segunda-feira, mantendo o Speedpost Express e o Direct International Service disponíveis apenas para clientes de varejo e corporativos, respectivamente.

O Japão alertou para possíveis atrasos ou devoluções de pacotes em razão das mudanças, com as autoridades prometendo compartilhar mais informações assim que disponíveis.

Os serviços postais europeus também fizeram ajustes diante das mudanças, com vários suspendendo remessas. As transportadoras dos correios da Noruega e da Finlândia informaram que suas paralisações começam no sábado. ( O Globo)

Últimas em Economia
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.