Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Economia

Real é a 3ª moeda que mais se desvalorizou após início de tarifaço

Na manhã desta quarta-feira, 9, inclusive, o dólar já começou o dia em alta frente ao real

Conjuntura Online
09/04/25 às 13h37
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Notas de real (Foto: Edson Souza/GettyImages)

O real é a terceira moeda a mais perder valor desde o início do tarifaço criado por Donald Trump, em 2 de abril.

O dado faz parte de um ranking da agência de avaliação de risco Austin Ratings e considera o valor de 118 moedas frente ao dólar até a última terça-feira, 8.

Nesta quarta-feira, 9, com o anúncio da China de que vai impor tarifas adicionais aos Estados Unidos, em resposta à taxação em 104% estabelecida por Trump, o dólar já começou o dia em alta frente ao real.

Isso porque, em um momento de incertezas e instabilidade no cenário econômico global, investidores tendem a retirar dinheiro de ativos de risco e buscar por moedas mais forte. Nesse cenário, o real e outras moedas de economias emergentes saem prejudicadas.

No ranking da Austin Ratings, a moeda que mais se desvalorizou foi o dinar, da Líbia, que caiu 13,2% desde o começo do que Trump tem chamado de "tarifas recíprocas". Em seguida vem o peso colombiano, com desvalorização de 5,8%, e o real, que desvalorizou 5,1% no período.

Outras moedas relevantes que tiveram desvalorização frente ao dólar foram: a libra esterlina, que caiu 1,6%; o renmibi chinês, com queda de 1% -- por outro lado, a moeda oficial de Hong Kong, região administrativa da China, subiu 0,2%. Já o euro teve uma valorização de 0,4% no período analisado pelo ranking.

Veja as 10 moedas que mais desvalorizaram de 2 a 8 de abril, com o início das tarifas do governo Trump:

Dinar, da Líbia: -13,2%;
Peso, da Colômbia: -5,8%;
Real, do Brasil: -5,1;
Coroa norueguesa, da Noruega: -4,7;
Bolivar Soberano Venezuelano, da Venezuela: -4,6%;
Dólar australiano, da Austrália: -4,5%;
Peso, do Chile: -4,4%;
Rande, da África do Sul: -4,3%;
Dólar da Namíbia: -4,2%;
Lilangeni suazi, da Essuatíni: -4,2%.

(Com Portal Terra)

Últimas em Economia
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.