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Economia

Toyota só deve voltar a produzir carros no Brasil em 2026

Fabricante paralisou as operações de suas três fábricas no Brasil após temporal destruir a unidade de motores em Porto Feliz (SP)

Conjuntura Online
01/10/25 às 10h23
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Produção do Corolla Cross na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) (Foto: Divulgação)

A Toyota permanece com todas as suas fábricas paralisadas no Brasil, após a unidade de Porto Feliz (SP) ter sido destruída por conta de um forte temporal.

Os danos, segundo a própria fabricante, ainda estão sendo contabilizados. Agora, Autoesporte apurou que a Toyota deve voltar a produzir carros no país apenas em 2026.

Nesse primeiro momento, as operações das unidades de Porto Feliz, Sorocaba e Indaiatuba, todas no interior de São Paulo, seguem interrompidas.

E uma das alternativas para retomar a produção, como já adiantamos em outra matéria, será importar motores 1.5 e 2.0 de outros países. O 1.8 usado nos híbridos já chega ao Brasil importado.

Autoesporte ouviu de uma fonte ligada à marca que, para isso, fábricas do Japão e da Indonésia vão abastecer a demanda do Brasil.

Motor 1.5 pode chegar antes

Mas, há um porém: o conjunto flex da Toyota é produzido em uma especificação exclusiva para o Brasil. Isso significa que, quando chegarem ao nosso país, os motores precisarão passar por uma conversão. E toda essa operação, segundo nossa apuração, está prevista para acontecer a partir de janeiro de 2026. Portanto, a Toyota deve permanecer com a produção suspensa até o final de 2025.

A situação é um pouco menos delicada para o motor 1.5 da família 2NR-FBE usado nos Yaris produzidos para exportação e que também estará no Yaris Cross. Isso porque a fábrica da Toyota de Karawamg, nas redondezas da capital, Jacarta, já faz uma versão bicombustível do propulsor para o mercado doméstico. A Indonésia é um dos países asiáticos em que a Toyota vende carros que podem rodar tanto com gasolina, como com etanol.

No caso, o motor é identificado com o código 2NR-FE. Segundo informações da Marklines, parceira da Autoesporte, a unidade tem capacidade produtiva de 215 mil motores por ano.

2.0 virá do Japão

Já o motor 2.0 terá que passar pelo processo de conversão, já que não há variantes flex do M20A da família Dynamic Force. No caso, a fábrica escolhida para importação dos propulsores é a de Kamigo, no Japão. Segundo a Marklines, em 2024, foram produzidos mais de 1,3 milhão de unidades no local.

A grande capacidade parece ter sido fator decisivo na escolha. Fábricas na Polônia e nos Estados Unidos também fazem motores 2.0 da família Dynamic Force, mas em menor quantidade.

Produção segue parada

Procurada por Autoesporte, a Toyota não retornou sobre prazos definitivos. Após o corrido, divulgou apenas um comunicado oficial dizendo que a retomada da planta de motores deverá "levar meses".

Fábrica de motores paralisada

Importante reforçar que a paralisação geral se dá pela falta de motores, produzidos pela Toyota justamente em Porto Feliz e que abastecem as duas principais fábricas de veículos da empresa no Brasil. Em Sorocaba (SP), por exemplo, são usados pelos modelos Corolla Cross e Yaris (exportação), além das primeiras unidades do Yaris Cross (que teve seu lançamento nacional adiado após a tragédia). Já em Indaiatuba (SP), o powertrain é usado no Corolla sedã.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região já divulgou, neste domingo (28), que os trabalhadores aprovaram layoff após assembleia eletrônica. A estratégia, inclusive, servirá para as três fábricas, sendo que a de Indaiatuba também aprovou a medida nesta segunda-feira (29) em assembleia presencial.

Neste primeiro momento, a partir de 1º de outubro, as unidades terão férias emergenciais de 20 dias. Depois, a partir do dia 21 de outubro, o acordo de layoff entra em vigor, com possibilidade de prorrogação mensal por até 150 dias. (Com Auto Esporte)

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