O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   20 de Abril de 2024
Publicidade

Começa julgamento de Blatter e Platini por suposta corrupção no futebol

Começa julgamento de Blatter e Platini por suposta corrupção no futebol

08/06/2022 - 10h09

CNN

Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa, foi banido do esporte por mais 6 anos e 8 meses (Foto: Reuters)

O veredicto deve sair nesta quarta-feira (8). Se condenados, Platini e Blatter podem pegar até cinco anos de prisão. Ambos negam irregularidades e dizem ter um acordo verbal sobre o pagamento, relacionado a trabalhos de consultoria de Platini entre 1998 e 2002


Blatter, que já foi a figura mais poderosa do futebol mundial, chegou à quadra parecendo frágil e acompanhado de sua filha Corinne e seu advogado.


“Estou absolutamente confiante, o sol está brilhando… e estou de bom humor”, disse Blatter a jornalistas antes da audiência.


“Sei que não fiz nada contra a lei. Minha vida foi futebol, por 45 anos com a FIFA. Minha vida é futebol.”


Platini, ex-presidente da UEFA, também disse estar confiante e brincou que teria que fazer um curso de alemão para poder acompanhar os procedimentos.


“Estou convencido de que a justiça será total e definitivamente feita a mim depois de tantos anos de acusações e calúnias selvagens”, disse ele em comunicado antes do início do julgamento.


“Vamos provar no tribunal que agi com a maior honestidade, que o pagamento do restante do salário me foi devido pela FIFA e é perfeitamente legal”.


O (OAG) Gabinete do Procurador-Geral da Suíça acusou Blatter e Platini de “fraude, na alternativa de apropriação indébita, na alternativa adicional de má gestão criminal, bem como de falsificação de documento.


Platini, o ex-presidente da UEFA que como jogador capitaneou a França na vitória no Campeonato da Europa de 1984, também foi acusado de cúmplice.


Blatter, de 85 anos, e Platini, de 66, foram banidos do futebol em 2016 por seis anos devido ao pagamento, feito com a aprovação de Blatter por um trabalho feito uma década antes.


“A FIFA entrou com uma ação civil contra Blatter e Platini para que o dinheiro que foi desviado ilegalmente seja devolvido à FIFA e seja usado para o único propósito para o qual foi originalmente destinado: futebol”, disse a advogada da FIFA Catherine Hohl-Chirazi.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Esporte
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online