A cidade de Barranquilla, na Colômbia, será a sede da final da Copa Sul-Americana 2026. A definição foi comunicada pelo prefeito Alejandro Char em vídeo divulgado nas redes sociais, ao lado do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.
Em 2025, Assunção recebeu a decisão entre Lanús e Atlético-MG, com título para a equipe argentina. A escolha por Barranquilla ocorreu após apresentação feita pelo prefeito à Conmebol. Segundo Domínguez, a proposta recebeu aprovação unânime.
“Acabamos de deliberar no Conselho, depois da apresentação feita por você em nome da cidade de Barranquilla. De forma unânime, decidimos dar o voto de confiança para que a cidade de Barranquilla seja sede da final única da Conmebol Sul-Americana em 2026”, afirmou o dirigente.
Relação com o futebol
O presidente da Conmebol destacou ainda a relação da cidade com o futebol e a expectativa de um grande evento.
“Sabemos que, a partir de agora, nos mudamos para Barranquilla, e que será um sucesso sob sua liderança, conhecendo o amor que o barranquilheiro e o colombiano têm pelo futebol – e, claro, o carinho que o continente também tem por essa bela cidade", elogiou.
"Estamos seguros de que a escolha foi a correta e que vamos aproveitar muito. Parabéns!”, completou.
O prefeito Alejandro Char agradeceu a confiança e prometeu empenho para realizar uma final à altura da competição.
“Obrigado, presidente. Obrigado a todos por confiarem em nós. Vamos dar o nosso melhor para que o futebol siga crescendo e mostrando seus melhores momentos. Contem conosco sempre. Barranquilla espera por vocês”, declarou.
A final da Copa Sul-Americana segue o modelo de decisão em jogo único adotado pela Conmebol desde 2019 para competições continentais. (Com Itatiaia)
