Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Esportes

Em busca por técnico, Bota tem semana decisiva para reparar erros de 2025

Dono da SAF, John Textor admitiu “inúmeros” erros na temporada

Conjuntura Online
22/12/25 às 10h35
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Davide Ancelotti ao lado de John Textor em apresentação no Botafogo. (Foto: Jéssica Maldonado/ge)

Apesar de ter encerrado a temporada, o Botafogo entra em uma semana decisiva do planejamento para 2026. A partir desta segunda-feira, o dono da SAF, John Textor, inicia as entrevistas com os candidatos para substituir Davide Ancelotti no comando da equipe.

Internamente, há duas certezas: a pressa para definir o novo treinador e a pressão para que os erros de 2025 não se repitam. O principal deles foi justamente a condução da troca no comando técnico.

Nesta temporada, o clube perdeu Artur Jorge no início de janeiro e só anunciou o substituto, Renato Paiva, 55 dias depois da oficialização da saída do treinador campeão da Libertadores e do Brasileirão.

Durante esse período, o time foi comandado pelo então técnico do sub-20, Carlos Leiria, e depois pelo auxiliar permanente Cláudio Caçapa. O atraso teve impacto direto no calendário e no desempenho esportivo: o Botafogo deixou escapar três oportunidades de título - a Supercopa do Brasil, em janeiro, contra o Flamengo; a Recopa Sul-Americana, em fevereiro, diante do Racing; e abriu mão de disputar o Campeonato Carioca, ficando fora até mesmo da Taça Rio.

Atrelado ao discurso de que, para Textor, a temporada só começaria de fato em abril, com a disputa da Libertadores e do Brasileirão, o clube demorou a desenhar o ano esportivo e acabou desperdiçando a pré-temporada com elenco completo e treinador definido.

Agora, porém, com a autocrítica pública feita pelo próprio Textor, a ideia é corrigir a rota. A diretoria trabalha para acertar com o novo comandante o quanto antes, já visando a reapresentação do elenco, inicialmente marcada para o dia 5 de janeiro. O objetivo também é ter o maior número possível de reforços incorporados desde o início da preparação para 2026.

"Primeiro: eu vou contar essa história olhando o espelho. Não vou sofrer tanto assim. Esse é um trabalho difícil se você passar o tempo repensando o que fez. Tenho uma lista de 20 coisas que eu fiz errado, que nós fizemos errado. Fácil, certo? Nós saímos da Libertadores precocemente, fomos eliminados da Copa do Brasil. Fracassamos nos nossos principais objetivos de títulos de copas (...). Não vou dar uma lista de todos os meus erros. Ou ficaríamos aqui a noite toda", afirmou Textor após a eliminação para o Vasco na Copa do Brasil.

No mercado, o atacante Lucas Villalba, do Nacional-URU, e o zagueiro Ferraresi, do São Paulo, são dois nomes com negociações encaminhadas. Paralelamente, Textor inicia nesta segunda-feira o processo seletivo para o novo treinador: sete nomes estão em análise, com o argentino Martín Anselmi entre os que mais agradam ao dirigente norte-americano.

Últimas em Esportes
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.