Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Terça-feira, 25 de novembro de 2025
Esportes

Fifa anuncia investimento bilionário em estádios para países que "precisam"

Parceria com fundo saudita prevê financiamentos para obras em regiões em desenvolvimento

Conjuntura Online
24/11/25 às 15h59
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Presidente da Fifa, Gianni Infantino (Foto: Divulgação)

A Fifa anunciou nesta segunda-feira um Memorando de Entendimento com o SFD (Fundo Saudita para Desenvolvimento).

O acordo prevê até US$ 1 bilhão em empréstimos concessórios para construir ou aprimorar infraestrutura de futebol em países em desenvolvimento.

A iniciativa busca estimular desenvolvimento sustentável por meio de investimentos em espaços esportivos, com foco em inclusão social, fortalecimento juvenil e crescimento econômico.

"A Fifa anuncia um novo investimento de US$ 1 bilhão para estádios - especialmente em países onde há uma necessidade", escreveu o presidente da Fifa, Gianni Infantino, em comunicado.

"O papel da Fifa é desenvolver o futebol no mundo todo, e muitas de nossas Associações Membro da Fifa precisam de apoio adicional para a infraestrutura necessária para sediar competições", disse.

"Este acordo é um passo crucial para garantir que nossas Associações Membro da Fifa tenham as instalações para tornar o futebol verdadeiramente global", afirmou o presidente.

Papel saudita

A Arábia Saudita tem investido bilhões de dólares em eventos esportivos, incluindo futebol, Fórmula 1, boxe e golfe, enquanto críticos acusam o país de "sportswashing" devido ao seu histórico de direitos humanos.

O reino nega acusações de violações de direitos humanos.

O SFD oferece empréstimos concessórios e apoio técnico para financiar projetos em nações em desenvolvimento. (Da Reuters)

Últimas em Esportes
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.