A Fifa anunciou nesta segunda-feira um Memorando de Entendimento com o SFD (Fundo Saudita para Desenvolvimento).
O acordo prevê até US$ 1 bilhão em empréstimos concessórios para construir ou aprimorar infraestrutura de futebol em países em desenvolvimento.
A iniciativa busca estimular desenvolvimento sustentável por meio de investimentos em espaços esportivos, com foco em inclusão social, fortalecimento juvenil e crescimento econômico.
"A Fifa anuncia um novo investimento de US$ 1 bilhão para estádios - especialmente em países onde há uma necessidade", escreveu o presidente da Fifa, Gianni Infantino, em comunicado.
"O papel da Fifa é desenvolver o futebol no mundo todo, e muitas de nossas Associações Membro da Fifa precisam de apoio adicional para a infraestrutura necessária para sediar competições", disse.
"Este acordo é um passo crucial para garantir que nossas Associações Membro da Fifa tenham as instalações para tornar o futebol verdadeiramente global", afirmou o presidente.
Papel saudita
A Arábia Saudita tem investido bilhões de dólares em eventos esportivos, incluindo futebol, Fórmula 1, boxe e golfe, enquanto críticos acusam o país de "sportswashing" devido ao seu histórico de direitos humanos.
O reino nega acusações de violações de direitos humanos.
O SFD oferece empréstimos concessórios e apoio técnico para financiar projetos em nações em desenvolvimento. (Da Reuters)
