Fluminense e Bahia entram em campo nesta quarta-feira (10), às 19h (de Brasília), em busca de uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil. Após vitória baiana por 1 a 0 na ida, na Fonte Nova, as equipes duelam no Maracanã pelo jogo de volta das quartas de final.
Para avançar, o Tricolor das Laranjeiras precisa de vitória por dois gols ou mais de diferença.
O Fluminense se apoia em um histórico amplamente favorável para tentar a virada sobre o Bahia no Maracanã. O Tricolor não sabe o que é perder para o rival baiano dentro de casa há 14 anos.
A última aconteceu em 2011, pelo Brasileirão, quando os visitantes venceram por 1 a 0. Desde então, o Flu acumula 10 jogos de invencibilidade, com seis vitórias e quatro empates.
A sequência recente é ainda mais animadora. Nas últimas cinco partidas diante do Bahia no Rio de Janeiro, o time carioca sofreu apenas um gol. Em 2019 e 2021, o Flu venceu por 2 a 0. Em 2020 e 2024, o Tricolor das Laranjeiras bateu os baianos por 1 a 0 e, em 2023, a vitória foi por 2 a 1.
Especialista em viradas no Maracanã
O retrospecto em mata-matas também fortalece a confiança do Fluminense. O clube já reverteu 11 eliminatórias em que perdeu a primeira partida por um gol de diferença, sempre decidindo no Maracanã. A mais recente foi contra o Grêmio, na Libertadores de 2024: após derrota por 2 a 1 em Curitiba, o Tricolor buscou a vaga nos pênaltis diante de sua torcida.
A virada mais marcante, porém, veio na Recopa Sul-Americana de 2024. Depois de perder por 1 a 0 para a LDU em Quito, o Fluminense venceu por 2 a 0 no Maracanã e levantou o título continental pela primeira vez.
Escalações
Com a volta de Samuel Xavier, o Fluminense do técnico Renato Gaúcho deve ter força máxima nesta quarta, com Fábio; Guga, Thiago Silva, Freytes e Renê; Hércules, Martinelli e Nonato; Canobbio, Serna e Everaldo.
O Bahia, por sua vez, tem duas dúvidas: Jean Lucas e Santiago Arias, que representaram suas seleções na Data Fifa. Além da dupla, Caio Alexandre, Erikc, Ademir e Kanu são desfalques certos, todos lesionados. Dessa forma, Rogério Ceni deve escalar: Ronaldo; Gilberto, David Duarte, Santiago Ramos Mingo e Luciano Juba; Acevedo, Rezende, Everton Ribeiro e Cauly; Kayky e Willian José. (Com informações do R7)