As semifinais da Copa Paulista vão contar com uma tecnologia de arbitragem inédita no futebol brasileiro. Em uma iniciativa da FPF (Federação Paulista de Futebol), pela primeira vez no país haverá o desafio de vídeo, a exemplo do que já ocorre no vôlei, tênis e também na NBA.
A novidade foi passada aos quatro clubes envolvidos (XV de Piracicaba, Comercial, Primavera e Grêmio Prudente) durante o Conselho Técnico realizado na manhã desta segunda-feira.
O modelo foi testado pela Fifa em competições de base, como a Copa do Mundo Feminina Sub-20 do ano passado.
A ferramenta, chamada de FVS (Football Video Support) — Vídeo Suporte ao Futebol na tradução, permite ao treinador solicitar a revisão quando entender que houve erro em quatro situações:
gol;
pênalti;
cartão vermelho direto;
cartão aplicado ao jogador errado.
Cada técnico começa o jogo com direito a dois pedidos. A sinalização será a partir de um gesto girando o dedo no ar, entregando ao quarto árbitro um cartão de solicitação.
Na sequência, o árbitro principal vai até a cabine à beira do gramado para assistir ao lance com a ajuda de um operador de replay.
Assim como ocorre no VAR, o árbitro tem a autonomia de manter ou alterar a decisão de campo a partir da revisão. Se o desafio for bem-sucedido, o treinador não perde a solicitação utilizada.
Trata-se de um sistema diferente do VAR, uma vez que não há árbitro de vídeo. Também não são traçadas linhas de impedimento. Os únicos lances analisados pelo quarto árbitro, sem a necessidade do desafio dos treinadores, são os gols - ou as cobranças de eventuais disputas por pênaltis.
Por ser uma ferramenta mais simples, sem a exigência de ampliar a equipe de árbitros e também de várias câmeras, o FVS faz parte de uma estratégia da Fifa de ampliar o alcance dos recursos de vídeo para a arbitragem, buscando "democratizar" a tecnologia para que torneios de diferentes portes também possam se beneficiar de revisões em lances decisivos.
— Faz parte do DNA do futebol paulista não apenas acompanhar as tendências globais, mas também ajudar a escrevê-las. Com o apoio da CBF e da FIFA, damos agora mais um passo com o Vídeo Suporte estreando no Brasil, uma ferramenta que coloca São Paulo mais uma vez na vanguarda da tecnologia e em sintonia com as melhores práticas do futebol mundial — comentou o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos.
A implementação do "desafio de vídeo" entra para a lista de ações pioneiras da FPF no futebol brasileiro, como, por exemplo, o uso do impedimento semiautomático e do sistema multibolas (para agilizar a reposição de bolas) no Paulistão, além de câmera do árbitro no Paulistão Feminino, também em 2025.
Copa Paulista
A Copa Paulista classifica dois times para torneios nacionais em 2026: o campeão escolhe entre disputar a Copa do Brasil ou a Série D, enquanto o vice fica com a vaga restante.
Comercial e XV de Piracicaba se enfrentam de um lado da chave, e Grêmio Prudente e Primavera fazem a outra semifinal. Veja abaixo datas e horários dos jogos:
XV de Piracicaba (1º) x Comercial (4º)
Ida: sexta-feira, 19 de setembro, às 20h - Ribeirão Preto (SP)
Volta: sábado, 27 de setembro, às 18h - Piracicaba (SP)
Primavera (2º) x Grêmio Prudente (3º)
Ida: sábado, 20 de setembro, às 17h - Presidente Prudente (SP)
Volta: domingo, 28 de setembro, às 15h - Campinas (SP)
Por terem melhor campanha até aqui, XV e Primavera têm o direito de fazer a segunda partida como mandante. É a única vantagem. Em caso de igualdade no placar agregado (dois empates ou uma vitória para cada lado pela mesma diferença de gols), a definição da vaga vai para os pênaltis. (Com ge - São Paulo)