Cerca de 30 mil pessoas devem passar pelos cemitérios Santo Antônio, Santo Amaro e São Sebastião (Cruzeiro) no próximo sábado, 2 de novembro, Dia de Finados. Para atender a esse público, a Prefeitura de Campo Grande intensificou a manutenção, limpeza e organização desses locais, para garantir que os visitantes que forem prestar homenagens a seus entes queridos, encontrem um ambiente limpo e bem cuidado.
O horário da abertura dos cemitérios será às 7h e fechamento às 17h, com duas missas programadas em cada cemitério — uma pela manhã (8h) e outra à tarde (15h).
Segundo a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), a Guarda Civil Metropolitana atenderá os cemitérios com mais de 20 viaturas, entre motocicletas e quatro rodas, e um reforço no efetivo de servidores atuando na prevenção de vandalismo, furto e na segurança da população, tanto no entorno quanto dentro dos cemitérios, além de colaborar no controle de trânsito nessas regiões, em conjunto com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito.
Servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sisep) estarão à disposição e identificados nos três cemitérios púbicos de Campo Grande, para auxiliar os visitantes com a localização dos túmulos e jazigos. Devido ao elevado número de visitantes, será proibido o acesso de veículos aos cemitérios.
Além disso, será mantida durante toda a semana, uma estrutura de atendimento disponível para melhor receber a todos nos dias posteriores ao feriado. A Sisep orienta os visitantes levarem sua própria água para consumo.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) intensificou desde o dia 28 de outubro, as fiscalizações por parte dos auditores fiscais da pasta nos cemitérios públicos. E, com as medidas adotas pela Prefeitura Municipal serão garantidos espaços, devidamente demarcados, para a permanência dos ambulantes sem que obstruam a passagem de pedestres e veículos, a partir de 60 metros das entradas dos cemitérios públicos.
O trabalho de demarcação será antecipado para garantir o bom andamento das ações no entorno dos cemitérios púbicos, e a Semadur solicita a colaboração dos vendedores para a circulação e livre trânsito dos pedestres.
No Cemitério Santo Antônio estão sepultadas 16.013 pessoas. No Santo Amaro são 49.081 túmulos e, no Cemitério São Sebastião, conhecido como Cruzeiro, são aproximadamente 33.834 túmulos.