Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Terça-feira, 16 de setembro de 2025
Geral

Ícone do cinema americano, Robert Redford morre aos 89 anos

Vencedor do Oscar, ator morreu durante o sono, mas causa não foi especificada

Conjuntura Online
16/09/25 às 09h27
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Robert Redford durante cerimônia do Oscar em 2002 (Foto: Gary Hershorn JM/Reuters)

O ator e cineasta Robert Redford, vencedor do Oscar, morreu aos 89 anos. A morte de Robert foi confirmada à imprensa americana por Cindi Berger, diretora-executiva da agência de atores Rogers & Cowan PMK.

Robert morreu “nas montanhas de Utah — o lugar que ele amava, cercado por aqueles que amava. Sentiremos muita falta dele. A família pede privacidade", diz o comunicado.

Redford construiu uma das carreiras mais sólidas e respeitadas de Hollywood, tanto diante quanto atrás das câmeras. Ator consagrado desde os anos 1960, ele se destacou em clássicos como "Butch Cassidy" (1969), "Golpe de Mestre" (1973) e "Todos os Homens do Presidente" (1976), papéis que o transformaram em símbolo de carisma e elegância no cinema.

Ao longo das décadas, recebeu prêmios importantes, incluindo o Oscar de melhor diretor por "Gente como a Gente" (1980), consolidando-se como um artista multifacetado. Ele também levou um Oscar honorário em 2002, por ser uma "inspiração para cineastas de todo o mundo".

Além do trabalho no cinema, Redford também deixou marca como produtor e ativista. Ele fundou o Instituto Sundance, que mais tarde deu origem ao Festival de Sundance, uma das principais vitrines do cinema independente mundial.

Redford não era adepto à exposição e preferia viver recluso em um rancho isolado, em Utah. Ele foi um dos primeiros atores a ficar conhecido por seu ativismo ambiental -- apesar de não gostar do rótulo "ativista".

Engajado em causas ambientais e sociais, o ator-diretor se tornou referência por unir sucesso artístico com compromisso cultural e político, sendo reconhecido como um dos grandes nomes da sétima arte.

Em 2018, ele anunciou sua aposentadoria da carreira de ator. Em "O Velho e a Arma", último filme que gravou como ator, ele interpretou Forrest Tucker, um assaltante em seus últimos dias de carreira.

A última aparição dele nas telas (gravada antes de "O Velho e a Arma") foi em "Vingadores: Ultimato" (2019).

Ele deixa a esposa, Sibylle Szaggars, e dois filhos do primeiro casamento com Lola Van Wagenen, Shauna Jean Redford e Amy Hart Redford.

Em vida, Robert perdeu dois filhos: Scott Anthony Redford, nascido em 1959, morreu de síndrome da morte súbita infantil, e David James Redford, nascido em 1962, que morreu de câncer em 2020. (Com g1)

Últimas em Geral
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.