O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   18 de Maio de 2024
Publicidade

Projeto vencedor do Prêmio Inovação é oficialmente implantado pela Sanesul

A iniciativa representa um avanço significativo no plano de investimento da empresa que opera em 68 municípios do Estado

15/05/2024 - 08h50

Campo Grande

Diretores e engenheiros da Sanesul discutem implementação do projeto (Foto: Acom/Sanesul)

O projeto vencedor  do ‘1° Prêmio Inovação - Boas Práticas e Ideias Inovadoras’, denominado “Jarrudão”, um método não destrutivo de troca de ramais de água nas obras executadas pela companhia, é oficialmente implantado pela Sanesul (Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) menos de um ano após a realização do evento.


Na prática, a iniciativa representa um avanço significativo no plano de investimento da empresa que opera em 68 municípios do Estado, incluindo economia e praticidade nos serviços públicos voltados ao sistema de abastecimento de água tratada em Mato Grosso do Sul.


O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, destaca que o concurso organizado pela empresa em 2023 teve o objetivo de premiar projetos dos empregados com ideias inovadoras e aplicadas nos procedimentos de saneamento a fim de melhorar a qualidade dos serviços em âmbito estadual e também pode servir de exemplo para outras companhias públicas de saneamento.


O diretor da DCO (Diretoria Comercial e Operacional), Madson Valente, afirma que o primeiro evento foi altamente produtivo para a empresa, alcançando seu propósito de promover a integração e valorizar as iniciativas dos colaboradores.


A DCO, segundo ele, considera a inovação como um elemento que não apenas integra os funcionários, mas também os motiva a contribuir com soluções para desafios operacionais e comerciais.


Madson enfatizou a importância de persistir com novos eventos para continuar incentivando a participação e a resolução de problemas, garantindo que todos se sintam parte do processo de inovação.


De acordo com ele, a iniciativa de promover o prêmio reconheceu o talento e a criatividade dos colaboradores, além de gerar benefícios tanto para a empresa quanto para a comunidade, reforçando o compromisso da Sanesul com a inovação e a excelência no setor de saneamento.


O engenheiro Elthon Santos Teixeira, da GEDEO (Gerência de Desenvolvimento Operacional), atesta que, desenvolvido por colaboradores da empresa, esse sistema inovador de substituição de ligações antigas de água facilita a maneira como as intervenções são feitas, reduzindo significativamente o transtorno causado pela remoção de asfalto. 


Ele enfatiza que esse método simplificado evita a necessidade de cortes extensos no asfalto, pois uma ferramenta especial permite a passagem de um cabo de aço pela ligação antiga, facilitando a substituição de ramais.


Segundo ele, além de proporcionar uma redução significativa na reposição de asfalto e minimizar o transtorno para os cidadãos, o Jarrudão também promove maior agilidade e qualidade nos serviços de saneamento.


“A equipe da Sanesul está trabalhando na implantação desse sistema inovador, visando melhorar os processos internos da empresa e também oferecer um serviço mais eficiente e de qualidade para a população”, diz.


NOVOS TALENTOS


O coordenador operacional Rodrigo Pereira Rodrigues (GEDEO) ressaltou a importância do prêmio de inovação para destacar os talentos e ideias dentro da Sanesul que podem ser aproveitados em benefício da empresa a um custo acessível.


Ele mencionou o Jarrudão como uma ferramenta valiosa, pois simplifica o processo de substituição de ramais de água, ou seja, em vez de realizar cortes extensivos na rede e na calçada, agora são necessários apenas dois pequenos cortes, o que permite uma substituição mais rápida e com menos impacto no trânsito e também na população em geral.


A Sanesul, segundo ele, já fez a aquisição das ferramentas necessárias e em breve estará distribuindo e realizando treinamentos em todas as regionais,  inclusive com a participação dos idealizadores.


“É uma ferramenta barata de uma valia muito grande, porque quando você vai fazer a substituição de ramal, a reposição asfáltica, que antes era feita com todo corte da rede até a calçada, você faz dois pequenos cortes, um na rede e outro no pé do cavalete.  Você substitui claramente, e o melhor ainda, você libera a via do trânsito imediatamente, o que antes era o mais complicado por conta da reposição, sinalização, causando muito mais transtorno à população”, reforçou.


2º PRÊMIO INOVAÇÃO


Rodrigo adiantou que o setor especializado na organização do evento já se movimenta no sentido de realizar a segunda edição Prêmio Inovação - Boas Práticas e Ideias Inovadoras’ a fim de receber novas ideais para eventuais implementações no futuro.


“É uma ferramenta inovadora, faz jus ao prêmio e a gente espera que, assim como essa, outras ideias possam vir a somar, agregar para a empresa, porque talentos ocultos a gente tem muitos e essas 24 ideias, tenho a certeza, foram as primeiras de muitas”.


JARRUDÃO


Para participar do concurso ano passado, os projetos inscritos precisavam estar inseridos em duas modalidades: ‘Prática Inovadora de Sucesso’ ou ‘Ideia Inovadora Implementável’, e contribuir nos setores comercial, operacional de manutenção de sistemas de água ou operacional de manutenção eletromecânica.


Ao todo, 24 projetos disputaram troféus e uma premiação em dinheiro no ano passado.


O prêmio principal das duas modalidades ficou para a regional  Chapadão do Sul com o projeto chamado ‘Jarrudão’, de iniciativa dos empregados Ruberlei da Silva Santos e Jailson Silvano da Silva.


Ruberlei disse que o fato de a Sanesul ter dado esse voto de confiança é de grande valia.


“A gente fica muito feliz, porque isso é muito gratificante, é uma prova de que a gente está no caminho certo, porque uma estatal grande igual à Sanesul fazendo jus do equipamento nosso e utilizando nas suas fileiras de trabalho, pra gente é motivo de muito orgulho”, avaliou.

Uma das novas ferramentas do projeto premiado (Foto: Acom)
Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online