O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), anunciou nesta quinta-feira (11/) que o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores estaduais será realizado em duas etapas neste ano.
A primeira parcela será depositada em 26 de setembro, com saque disponível a partir do dia 27. A segunda parte ficará para dezembro, como ocorre tradicionalmente.
Segundo Riedel, a medida atende a uma demanda dos servidores em um momento de dificuldades econômicas. “O servidor precisa. Hoje a gente vive um momento difícil de maneira geral. A segunda parcela vai ser em dezembro, normalmente, como sempre é. É até para o servidor se planejar melhor”, explicou o governador.
A folha de pagamento mensal do Executivo estadual soma cerca de R$ 800 milhões, destinados a aproximadamente 81,9 mil pessoas — incluindo servidores ativos, aposentados e pensionistas (estes últimos somam 29,4 mil). Nos últimos dois anos, o governo havia optado por pagar o 13º em parcela única, mas desta vez decidiu pelo adiantamento.
Riedel detalhou que a antecipação não compromete o planejamento financeiro do Estado e que a decisão foi tomada “para dar mais tranquilidade ao servidor, que poderá se organizar melhor diante da proximidade do fim do ano”.
O anúncio ocorreu durante o evento de lançamento do programa de qualificação Assomasul Gov MS 4.0, realizado na sede da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, com apoio de convênio da Itaipu Binacional.