O governador Eduardo Riedel entregou na quinta-feira (11) um conjunto de importantes obras de infraestrutura em Selvíria, com destaque para investimentos no saneamento básico que ampliam a qualidade de vida da população e fortalecem o desenvolvimento do município.
A solenidade reuniu autoridades estaduais e municipais e marcou mais um avanço do Governo de Mato Grosso do Sul na modernização dos serviços públicos essenciais.
O evento contou com a presença do prefeito Jaime Soares Ferreira, vereadores, secretários estaduais e municipais, além de representantes da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul).
O diretor-presidente da empresa, Renato Marcílio, foi representado na cerimônia pelo gerente da Regional de Três Lagoas (GERTL), Adilson Bahia.
As obras entregues no sistema de esgotamento sanitário somam investimentos de R$ 15.005.957,22, viabilizados com recursos próprios da Sanesul, no âmbito do Programa Avançar Cidades.
O investimento inclui a construção de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) com capacidade para tratar até 10 litros por segundo, além da implantação de 17.577,21 metros de rede coletora, 986 ligações domiciliares, 2.615 metros de coletor-tronco e 3.243,48 metros de emissário final.
Para Riedel, cada ligação de esgoto significa mais saúde para as famílias, redução de doenças, proteção ao meio ambiente e também um cenário mais favorável para que os municípios cresçam de forma sustentável.
Segundo o governo, Mato Grosso do Sul caminha para ser um dos primeiros estados com universalização do saneamento no Brasil.
Ao final da agenda, o prefeito Jaime Soares Ferreira destacou os grandes investimentos do Estado na cidade.
“Temos um governo municipalista. Além das obras previstas, iniciou a obra da MS-444, que era um sonho antigo da população, que eu ouço desde quando tinha 15 anos. Projeto em três etapas que vamos concluir em breve. Antes não tínhamos um metro de saneamento, hoje estamos com 90%. Mais saúde e qualidade de vida”, concluiu.
Localizado na região leste, Selvíria ocupa posição estratégica no mapa de desenvolvimento do Estado. Os investimentos reforçam o compromisso do Governo e da Sanesul em assegurar infraestrutura adequada, proteção ambiental e melhores condições sanitárias à população, promovendo saúde pública e crescimento sustentável.
Universalização como prioridade
A entrega das obras em Selvíria está alinhada à estratégia do Governo de Mato Grosso do Sul de antecipar em dois anos a meta de universalização do esgotamento sanitário estabelecida pelo Novo Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/2020), originalmente prevista para 2033.
O objetivo é garantir que os 68 municípios operados pela Sanesul alcancem a cobertura total de coleta e tratamento de esgoto antes do prazo legal, consolidando Mato Grosso do Sul como referência nacional em saneamento básico, gestão eficiente e políticas públicas voltadas à qualidade de vida da população.
