Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Geral

Sete presos não retornaram aos presídios de MS após saidinha de fim de ano 

De acordo com a Agepen, dos 396 presos que tiveram direito ao benefício, apenas 1,76% não retornaram às unidades

Conjuntura Online
12/01/26 às 17h01
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Presídio feminino de regime semiaberto e aberto de Campo Grande (Foto: Agepen)

Em Mato Grosso do Sul, 396 presos dos regimes semiaberto e aberto tiveram direito às saídas de fim de ano. O estado tem cerca de 17.880 pessoas privadas de liberdade, entre homens e mulheres, distribuídas em 35 unidades penais e um Centro de Detenção Provisória.

Conforme a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), sete não retornaram, o que equivale a 1,76% do total.

Em Campo Grande, dos 247 presos que saíram, três não voltaram, o que corresponde a 1,2%. Todas as mulheres retornaram no prazo.

A chamada "saidinha" em datas festivas dura sete dias. As saídas foram autorizadas nos períodos de Natal e Ano Novo, mas não há uma divisão exata de quantos presos saem em cada data. Em alguns anos, o número é maior no Natal; em outros, no Ano Novo.

O balanço final reúne todos os que tiveram direito ao benefício em todas as comarcas do estado e mostra quantos retornaram.

Recorde nacional

Em todo o país, mais de 46 mil presos receberam o benefício da saidinha de Natal em 2025 e deixaram os presídios para passar o fim de ano em liberdade. O número representa 6,5% dos cerca de 701 mil presos em cadeias pelo país, seja em regime fechado, semiaberto ou aberto.

Os dados mostram uma queda em relação ao Natal de 2024, quando 52 mil presos tiveram acesso ao benefício - um recuo de 11,5%. (Com g1 - MS)

Últimas em Geral
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.