Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Domingo, 11 de maio de 2025
Geral

Veto ao marco temporal precisa ser derrubado no Congresso, diz CNA

Em setembro, o STF considerou inconstitucional o marco temporal

Brasília 
06/12/23 às 13h33
Manifestação de indígenas integrantes do acampamento "Luta pela vida", organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Estadão Conteúdo)

A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) defendeu, nesta quarta-feira (6), a derrubada pelo Congresso Nacional do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao marco temporal para a demarcação de terras indígenas.

“Nós somos a favor de que seja derrubado o veto”, afirmou o presidente da CNA, João Martins, em entrevista coletiva para fazer um balanço do setor em 2023 e apresentar perspectivas para 2024.

O diretor técnico da entidade, Bruno Lucchi, complementou e disse ter observado acirramento dos conflitos fundiários a partir da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

Em setembro, o STF considerou inconstitucional o marco temporal. Em seguida, o Congresso concluiu a votação de um projeto de lei sobre o mesmo tema. O texto, porém, foi vetado integralmente por Lula.

De acordo com Lucchi, a postura do STF tem impacto nas decisões de investimentos por parte dos produtores rurais porque não há segurança jurídica sobre o pertencimento das terras.

O diretor cobrou “justiça para os dois lados”, com regras “claras e factíveis” para toda a sociedade. “O marco temporal é uma garantia para os produtores rurais e também para as populações indígenas”, afirmou. “Esperamos, nas próximas semanas, derrubar os vetos do presidente”. (Com CNN)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas em Geral
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.