O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   23 de Fevereiro de 2024
Publicidade

Blocos animam o Porto Folia numa noite de disputa e alegria na Praça de Eventos

O desfile dos blocos carnavalescos foi o ponto alto dos festejos, resgatados pela prefeitura de Porto Murtinho

12/02/2024 - 11h12

Porto Murtinho (MS)

Por Silvio de Andrade 

Miliares de foliões tomaram conta da Praça de Eventos (Foto: Silvio de Andrade )

O domingo de carnaval do Porto Folia levou para a Praça de Eventos toda a irreverência e alegria dos murtinhense, expressando por meio da folia o reviver e a autoestima de uma cidade que se prepara para ser o portal da Rota Bioceânica – centro do hub logístico que movimentará o comércio internacional entre os oceanos Atlântico e Pacífico. O desfile dos blocos carnavalescos foi o ponto alto dos festejos resgatados pela prefeitura de Porto Murtinho.


A participação das agremiações no carnaval local é recente, com a retomada do evento pelo município motivando os foliões a se organizarem para brincar de forma festiva e harmônica a passagem do reinado momesco na fronteira sudoeste. Com a secretaria municipal de Turismo abrindo um concurso para a escolha do melhor bloco, os carnavalescos prepararam uma grande apresentação, que surpreendeu o público pela beleza das fantasias e o alto astral.


“O desfile dos blocos foi realmente emocionante, mostrando que os murtinhense estão motivados e com as esperanças renovadas com esse novo momento que a cidade vive”, disse o prefeito Nelson Cintra. Para o secretário de Turismo, Clayton Castilho, Porto Murtinho está demonstrando seu potencial para grandes eventos, como o carnaval. “O desfile foi um sucesso, uma competição acirrada, porém num clima saudável, que fez toda a diferença”, comentou.


Alegria contagiante


O Porto Folia terá quatro noites de carnaval – 10 a 13 de fevereiro – e a programação organizada pela prefeitura conta com o apoio do Governo do Estado. A festa está sendo animada por grandes atrações nacionais e regionais, como os grupos Thimbahia e Resenha do Play, as cantoras Paolla e Regina Bombom, a banda Lilás e o cantor Deny Graciano, além dos pratas da casa (Axé Mix, Pagode de Vila, Negrolô e os djs Picto, JK e Douglas Cabral.


No concurso dos blocos, realizado na noite de domingo para a madrugada de segunda-feira, a prefeitura foi contemplada também com recursos da Lei Paulo Gustavo, destinando uma premiação de R$ 11 mil para os três primeiros colocados. Os blocos proporcionaram um desfile grandioso, com muita criatividade: alas, pequenos carros-alegóricos, abre-alas homenageando a construção da ponte bioceânica sobre o Rio Paraguai e uma alegria contagiante na arena.


O bloco vencedor foi o Sarambi (“tudo bagunçado”, em guarani), fundado em agosto deste ano, com 114 pontos. Campeão do ano passado, o bloco Alô Nasa, em atividade há dois anos, ficou com o segundo lugar, com 112 pontos. Na terceira colocação, o bloco Farofa Jiboião, com 103 pontos. E na última colocação, com uma apresentação especial, o bloco denominado Ka'uregua ndoikei (“Estou bêbado, posso tudo”, em guarani), de Carmelo Peralta (Paraguai).


A programação para esta segunda-feira é a seguinte: a partir das 21h, se apresentarão o Dj Picto, Axé Mix, cantor Negrolô, Dj JK, Banda Lilás e Thimbahia.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS