Campo Grande está entre as dez capitais brasileiras com melhor qualidade de vida, de acordo com o IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), divulgado na quinta-feira (8).
A capital sul-mato-grossense ocupa a 4ª colocação no ranking nacional, com nota 0,8101, considerada alta segundo a metodologia do estudo.
O resultado, baseado em dados de 2023, reflete os avanços promovidos pela gestão da prefeita Adriane Lopes em áreas como emprego, saúde, educação e desenvolvimento econômico.
O levantamento é elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e avalia o desempenho dos municípios a partir de indicadores como emprego, renda, saúde, educação e Produto Interno Bruto (PIB). Campo Grande subiu no ranking em comparação ao ano-base de 2022, quando registrou nota 0,7886.
Campo Grande, com seu desempenho atual, é uma das poucas capitais a atingir a faixa de desenvolvimento alto. Pela metodologia, a classificação se divide entre desenvolvimento crítico (0 a 0,4), desenvolvimento baixo (0,4 a 0,6), desenvolvimento moderado (0,6 a 0,8) e desenvolvimento alto (0,8 a 1).
A Prefeitura de Campo Grande tem investido em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável, com foco na geração de emprego e renda. Como resultado, o indicador de emprego e renda subiu de 0,9478 (em 2022) para 0,9555 no último levantamento.