O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   23 de Fevereiro de 2024
Publicidade

Campo Grande inicia vacinação de crianças contra a dengue neste domingo

O município recebeu 24.639 doses da vacina contra a doença enviadas pelo Ministério da Saúde.

11/02/2024 - 07h01

Campo Grande

Hoje é de vacinação para crianças na Capital (Foto: Divulgação )

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), inicia neste domingo, dia 11 de fevereiro, a vacinação contra a dengue de crianças de 10 a 11 anos em duas unidades de saúde de regiões com alta incidência da doença. O município recebeu 24.639 doses da vacina contra a doença enviadas pelo Ministério da Saúde.


A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, explica que o município adotou como estratégia levar a vacina a áreas de maior vulnerabilidade. Atualmente, o município possui sete bairros com alta incidência.


“Diante do número limitado de doses, nós optamos por disponibilizar a vacina às crianças de regiões que estão com índice alto de dengue. À medida em que novas doses forem sendo enviadas ao município, nós iremos ampliar para as demais regiões”, comenta.


Segundo o ministério, a vacinação irá avançar para outras idades assim que forem sendo entregues novas doses pelo fabricante da Qdenga, até alcançar todo o público-alvo de 10 a 14 anos.


Conforme dados do serviço municipal de Imunização, há aproximadamente 73.500 crianças e adolescentes nesta faixa-etária em Campo Grande.


Se considerar somente as idades preconizadas para receberem a vacina nesta primeira etapa, 10 a 11 anos, o público é de aproximadamente 28 mil pessoas.


Orientações


Quem já teve dengue também deve se vacinar para evitar novas infecções ou, em caso de contágio, sintomas mais leves. Além disso, nessas pessoas, é esperada uma resposta melhor ao imunizante.


A recomendação para quem teve dengue recentemente é aguardar seis meses para tomar a vacina. Quem for diagnosticado com a doença no intervalo entre as doses deve manter o esquema vacinal, desde que o prazo não seja inferior a 30 dias em relação ao início dos sintomas.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS