O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   13 de Abril de 2024
Publicidade

Capital já atingiu a marca de 3 mil crianças vacinadas contra dengue

A vacinação teve início no dia 11 de fevereiro, um dia após o município receber as doses enviadas pelo Ministério da Saúde

26/02/2024 - 12h06

Campo Grande 

Vacinação infantil contra a dengue (Foto: Divulgação)

Neste fim de semana, Campo Grande atingiu a marca de 3 mil crianças de 10 a 11 anos vacinadas contra a dengue. A vacinação teve início na Capital no dia 11 de fevereiro, um dia após o município receber as doses enviadas pelo Ministério da Saúde.


Inicialmente, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) distribui as doses em unidades situadas em regiões com maior incidência de casos da doença e, posteriormente, ampliou os locais de imunização chegando a mais de 60 unidades espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos.


Além da ampliação dos locais para vacinação, a Sesau adotou como estratégia para facilitar o acesso à população a realização de ações itinerantes aos fins de semana nos maiores shoppings da Capital. “É uma estratégia importante para ampliarmos a cobertura vacinal devido à sua acessibilidade e conveniência. 


Por estarem localizados em pontos estratégicos e serem frequentados regularmente por grande parte da população, estes locais oferecem uma oportunidade única de atingir um público amplo, incluindo aqueles que poderiam não procurar ativamente a vacinação em unidades de saúde”, explica superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo.


A superintendente destaca que essa abordagem promove a educação e a conscientização sobre a importância das vacinas, aproveitando a alta visibilidade e o fluxo constante de pessoas. “Ao tornar a vacinação parte da rotina das pessoas, sem que elas precisem alterar significativamente seus hábitos diários, aumenta-se a adesão ao calendário vacinal, contribuindo significativamente para a saúde pública e a equidade no acesso à vacinação”, complementa.


A primeira remessa de vacinas chegou no município no  dia 10 de fevereiro. Foram 24.639 doses, que devem ser destinadas exclusivamente a crianças de 10 e 11 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde. A expectativa é vacinar ao menos 90% do público previsto nesta primeira etapa, estimado em 28 mil crianças nesta faixa-etária. A vacinação deve avançar para outras idades assim que forem sendo entregues novas doses pelo fabricante da Qdenga, até alcançar todo o público-alvo de 10 a 14 anos.


Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online