Com quatro grandes eventos, reunindo artes, música, cinema, gastronomia, corrida e mountain bike, agosto é um mês de baixa temporada e perfeito para visitar Bonito, um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.
Além de encontrar preços mais acessíveis e menos movimento em relação a outros meses, é período de estação seca, com pouca chuva e temperaturas agradáveis – ideais para atividades ao ar livre.
O calendário de eventos agita a cidade o ano todo e atrai turistas de todas as regiões, aumentando significativamente o fluxo de visitantes e fortalecendo a Rota Bonito Serra da Bodoquena.
Além de Bonito, o visitante também faz passeios em jardim e Bodoquena, destinos distantes apenas 60 km da Capital do Ecoturismo que oferecem excelentes opções de lazer e vivência na natureza.
A programação cultural e esportiva está recheada de atividades já a partir de 25 de julho, com a abertura da terceira edição do Cinesur (Festival de Cinema Sul-Americano), no Centro de Convenções de Bonito, com a presença especial do ator Antonio Pitanga. Até o dia 2 de agosto, serão exibidos 63 filmes de países como Brasil, Argentina, Peru, Chile, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Uruguai e Equador.
As produções estão divididas em cinco mostras competitivas, incluindo longas e curtas sul-americanos, filmes com foco em temáticas ambientais e obras sul-mato-grossenses. Também fazem parte da programação sessões infantojuvenis, mostras da comunidade, debates, oficinas de formação e exibições especiais com filmes inéditos no circuito comercial.
Esporte e natureza
No dia 3 de agosto, a cidade recebe uma etapa do Circuito Nacional Live Run, que atrai corredores de diferentes níveis em duas distâncias (5 km e 10 km), com trajetos que permitem aos participantes explorar as belezas naturais da Serra da Bodoquena, um dos mais incríveis biomas do Estado pela sua localização entre o Pantanal e Cerrado. O evento realiza ainda a Arena Live!, uma programação com atividades de alongamento, massagem e música.
Outro evento esportivo de alto nível é o Brasil Ride, que nos últimos anos escolheu Bonito para promover o mountain bike com apelo ecológico ao explorar as belezas dos atrativos locais e estimular essa imersão com a natureza, de 6 a 9 de agosto. Uma experiência que vai além das trilhas empoeiradas e dos quilômetros desafiadores – é uma jornada mágica de ciclismo e combinação da natureza, do esforço humano e da conexão familiar.
Arte vibra no FIB
O Festival de Inverno, de 20 a 24, coincide com o feriado do aniversário de Campo Grande, no dia 26, e a expectativa dos atrativos e dos operadores é um crescimento no número de reservas em hotéis e passeios do público campo-grandense no período. "O Festival de Inverno é como se fosse o réveillon para Bonito. Uma alta temporada fora da alta temporada”, define Bruno Wendling, diretor-presidente a Fundtur (Fundação de Turismo do Estado).
Com o tema "Da Terra Viva, Nossa Arte Vibra", o FIB, em sua 24ª edição, promete uma programação gratuita e variada, incluindo música, dança, teatro, cinema, artesanato e gastronomia, além de outras manifestações culturais. As principais atrações: Elba Ramalho e Maestro Spok, no dia 20; Titãs, dia 21; Samuel Rosa, dia 22, Jorge Aragão, dia 23; e Guilherme & Santiago, dia 24. O evento é promovido pelo Governo do Estado. (Por Silvio de Andrade)