O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   19 de Abril de 2024
Publicidade

Em Fórum, Adriane Lopes destaca o papel feminino em espaços de liderança

“Estamos vivendo um momento onde as mulheres tem se posicionado e tem mostrado que nós também somos capazes de estar na esfera política".

25/06/2022 - 08h58

Campo Grande

Prefeita durante o evento na capital (Foto: Prefeitura)

A prefeita de Campo Grande Adriane Lopes participou ontem (24) do Seminário “Elas Vivem Política”, realizado pelo Fórum Permanente Pela Paridade Institucional e Política das Mulheres. O evento, em parceria com o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), reuniu entidades, estudantes e autoridades com o objetivo de discutir, propor e articular ações que garantam igualdade, oportunidade e liderança para as mulheres no cenário político.


Em Campo Grande são 343.157 eleitoras e 290.023 eleitores. A juíza Monique Marchiolli Leite, membro do TRE-MS, reforçou que ainda há muito espaço para as mulheres conquistarem. “Hoje, mais de 53% do eleitorado é feminino e eu fico muito sensibilizada e feliz em ver tantas mulheres se movimentando para participar e ter seu espaço na política”.


A chefe do executivo, Adriane Lopes, destacou a importância do papel das mulheres nos cargos de liderança. “Estamos vivendo um momento onde as mulheres tem se posicionado e tem mostrado que nós também somos capazes de estar na esfera política e em todas as esferas. Além de ter direito, nós temos qualificação, não é apenas uma questão de gênero”, avaliou a Prefeita.


Cenário feminino de MS


Dados do TRE-MS apresentam que o voto feminino pode definir as eleições de 2022. Ao todo são 105 mil eleitoras a mais em comparação ao total de homens aptos a votar em outubro. Hoje votam 1.010.882 eleitoras (53%) e 905.661 (47%) eleitores.


Na Câmara Municipal de Campo Grande, dos 28 vereadores, há apenas uma vereadora. Já na Assembleia Legislativa de MS, nenhuma das 24 vagas foi ocupada por mulher. Atualmente, apenas uma mulher ocupa uma vaga, que foi ocupada devida à suplência por falecimento de um deputado eleito. Em Brasília, das oito cadeiras que compõem a bancada na Câmara dos Deputados, duas estão com mulheres. No Senado, entre os três representantes de Mato Grosso do Sul, duas são mulheres.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online