O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   25 de Abril de 2024
Publicidade

Governo de Naviraí e AGEMS iniciam tratativas na questão da taxa de lixo

Técnicos da AGEMS também visitam o município para fiscalizar o funcionamento e situação dos sistemas de saneamento básico 

15/03/2022 - 14h42

Campo Grande

Prefeita Rhaiza recebe técnicos da Agems (Foto: Divulgação)

A prefeita Rhaiza Matos, acompanhada pelo gerente de Serviços Públicos Fabiano Costa, manifestou interesse na parceria entendendo que o objetivo é permitir maior eficiência à prestação do serviço de coleta de lixo, limpeza pública e manejo dos resíduos sólidos, cujos custos são muito altos e acabam comprometendo outros investimentos do município.


Os técnicos da AgemsS propuseram atuar como mediadores na questão da instituição da taxa de lixo, inclusive, conversar e explicar à população, bem como manter audiência com os vereadores da Câmara de Naviraí, mostrando que a taxa de lixo, da forma que será cobrada, terá base de cálculo onde algumas classes, de baixo poder aquisitivo, serão isentas da cobrança.


Fabiano Costa informou que, atualmente, os gastos anuais do município com a coleta de lixo oscila de R$ 6 milhões a R$ 7 milhões por ano. “A renúncia da receita da taxa do lixo poderá levar à improbidade administrativa do Governo Municipal e, consequentemente, à cassação de mandato. Desta vez, o Município é obrigado a instituir esta cobrança”, explica o gerente.


“Realmente precisamos abrir esta discussão para que o projeto que institui a taxa de lixo avance e, em vez de ser apenas mais um tributo, os recursos desta cobrança possam ser absolutamente revertidos em benefícios para a população”, resumiu a prefeita de Naviraí.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online