Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Domingo, 02 de novembro de 2025
Municípios

SAS realiza ação educativa contra o trabalho infantil nos cemitérios da capital

O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de combater a violação dos direitos de crianças e adolescentes

Conjuntura Online
01/11/25 às 07h41
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Prefeitura realiza ação educativa contra o trabalho infantil. (Foto: Divulgação)

As equipes do Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social) e dos Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), vinculadas à SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania), realizam neste sábado (2), das 8h às 11h, uma ação educativa nos três cemitérios públicos de Campo Grande, com foco no combate ao trabalho infantil durante o feriado de Finados.

O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de combater a violação dos direitos de crianças e adolescentes e coibir o trabalho precoce, comum nesta época, quando menores oferecem limpeza de túmulos ou vendem flores e velas nos cemitérios.

A campanha teve início no dia 21, quando equipes da Gerência de Média Complexidade distribuíram panfletos educativos a motoristas e comerciantes na Avenida Afonso Pena e na Rua 14 de Julho.

Segundo o coordenador do Seas, Eduardo Oliveira, as equipes atuarão de forma simultânea nos cemitérios Santo Antônio, Santo Amaro e Cruzeiro, entregando panfletos com os canais de denúncia.

A ação faz parte do trabalho anual da Proteção Social Especial da SAS na semana de Finados. Conforme a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, o período registra aumento de casos de exploração infantil, reforçando a necessidade de conscientização.

Denúncias

As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, nos Conselhos Tutelares e nas unidades da SAS. As ações seguem as diretrizes do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), criado em 1996 e incorporado à LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) em 2011, que visa retirar menores de 16 anos do trabalho precoce, exceto na condição de aprendiz a partir dos 14 anos.
 

Últimas em Municípios
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.