O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   28 de Março de 2024
Publicidade

Lira dá aval para unir PECs e acelerar a tramitação na Câmara

Presidente da Câmara assinou despacho para apensar a PEC dos Benefícios à PEC dos Biocombustíveis, que já está mais avançada na Casa

04/07/2022 - 06h37

De Brasília 

Arthur Lira se reúne hoje com líderes partidários (Foto: Paulo Sergio/Agência )

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já assinou o despacho para apensar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que concede uma série de benefícios sociais às vésperas da eleição à PEC dos Biocombustíveis, que já tramitava na Câmara.


O aval foi formalizado em documento interno obtido pelo Estadão/Broadcast e foi dado pelo presidente da Câmara na última sexta-feira. Dessa forma, a tramitação do pacote de medidas sociais será mais rápida.

Ao unir as duas propostas, os deputados farão com que a PEC dos Benefícios pule etapas, já que a tramitação da PEC dos Biocombustíveis já está avançada. A articulação para unir as propostas foi antecipada pela Coluna do Estadão na quinta-feira e confirmada pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Arthur Maia (União Brasil-BA), na sexta.


Nesta segunda-feira, 4, Lira vai se reunir com líderes partidários para acertar os detalhes do texto, que será relatado pelo deputado Danilo Forte (União Brasil-CE).


O parlamentar já é relator da PEC dos Biocombustíveis, que mantém a competitividade do etanol frente à gasolina, e foi o autor do projeto de lei que determinou um teto de 17% para o ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transporte coletivo.


"Aceitei com muita tranquilidade a missão de relatar a PEC dos Benefícios, e dar um alento à população neste momento delicado. A fome tem pressa", afirmou Forte.


A PEC que amplia benefícios sociais foi aprovada na quinta-feira no Senado com amplo apoio dos senadores.


No primeiro turno da votação, foram 72 votos favoráveis e 1 contrário. No segundo, o placar foi de 67 a 1. O único senador a votar contra foi José Serra (PSDB-SP). Na visão dele, as medidas ferem a credibilidade fiscal do País. O custo da proposta ficou em R$ 41,25 bilhões fora do teto de gastos - a regra que limita o crescimento das despesas do governo à inflação do ano anterior.


Texto pode ir direto ao plenário


A previsão do presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), é de que a PEC dos Benefícios passe na comissão na terça-feira, 5, se a oposição não pedir vistas para adiar a votação. Depois disso, ela deve ser votada em comissão especial na quarta-feira.

Com isso, o texto unindo as duas propostas (a PEC dos Benefícios e a PEC dos Biocombustíveis) poderia ir direto ao plenário. Esse é o cronograma mais rápido para a tramitação.


De acordo com o Regimento Interno da Câmara, uma PEC precisa ser analisada por comissão especial em, no mínimo, dez sessões. No entanto, Maia lembrou que a PEC dos Precatórios, aprovada no fim do ano passado e que abriu um espaço fiscal superior a R$ 100 bilhões no Orçamento, foi direto a plenário após o presidente da Câmara, Arthur Lira, unir a proposta com outra que já havia passado em comissão especial.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS