Em pleno processo de reestruturação e fortalecimento político, o PP (Progressistas) deu mais um passo para consolidar sua presença em Mato Grosso do Sul e ampliar sua influência nas eleições de 2026.
O tema foi discutido no sábado (4), durante um encontro estadual em Campo Grande, que reuniu mais de 50 lideranças e marcou o alinhamento do partido em torno da reeleição do governador Eduardo Riedel (PSDB).
O evento consolidou o novo momento do partido em Mato Grosso do Sul, marcado pela chegada de novas lideranças e pela definição das estratégias políticas que devem nortear a disputa eleitoral de 2026.
Entre as lideranças que participaram do encontro estavam a senadora Tereza Cristina, o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, além de deputados estaduais e federais, secretários de Estado, prefeitos, vice-prefeitos e gestores municipais.
O ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) também marcou presença, reforçando a aliança política entre PP, PL e PSDB em torno do projeto de reeleição de Riedel.
A senadora Tereza Cristina destacou que o encontro serviu para alinhar os primeiros passos do novo grupo do Progressistas.
“Estamos discutindo como vamos caminhar daqui para a frente para reeleger o governador Eduardo Riedel e consolidar nosso espaço nas chapas majoritárias. Temos até o ano que vem para definir nossos candidatos, e esta será uma construção feita junto com nossos aliados”, adiantou.
Tereza também ressaltou o gesto político de Reinaldo Azambuja, ao comparecer ao evento.
“Ele veio confirmar o apoio dele e do PL à reeleição do governador Eduardo Riedel”, afirmou.
Para o deputado Gerson Claro, o encontro simboliza o início da caminhada do novo grupo político do PP e o fortalecimento da base governista.
“Aqui a gente vai conseguir montar um arco de alianças para manter o projeto político que elegeu Eduardo Riedel, que deve eleger Reinaldo Azambuja como senador e que vai permitir ao PP pleitear a segunda vaga ao Senado. A política precisa se oxigenar, e esse movimento fortalece nosso grupo”, declarou.
Novos filiados reforçam estrutura do partido
Durante o evento, o Progressistas recebeu novos quadros, ampliando sua presença regional e técnica. Entre os nomes confirmados estão:
Hélio Peluffo, ex-secretário estadual e ex-prefeito de Ponta Porã;
Marcelo Iunes, ex-prefeito de Corumbá;
Cassino Maia, prefeito de Três Lagoas;
Gilson Cruz, prefeito de Juti;
Marcelo Pé, prefeito de Antônio João;
Malakias, prefeito de Japorã;
Rodrigo Perez, secretário de Governo e Gestão Estratégica;
Viviane Luiza, secretária de Estado de Cidadania;
Ana Nardes, secretária-adjunta de Governo;
Fernando da Silva, coordenador de Políticas Indígenas;
André Matsushita, delegado e presidente da Adepol/MS.
Com a adesão de novas lideranças e o alinhamento político sob a condução de Eduardo Riedel e Tereza Cristina, o PP reforça seu papel de destaque no cenário estadual e se posiciona como uma das principais forças partidárias na construção das alianças para o próximo ciclo eleitoral.