Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Terça-feira, 20 de outubro de 2026
Política

Sem respostas sobre buracos, secretário terá de voltar à Câmara no dia 27

Tumulto interrompeu prestação de esclarecimentos sobre contratos, gastos e manutenção das ruas de Campo Grande.

Conjuntura Online
20/10/26 às 17h29
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, André Moura Brandão. (Foto: Reprodução)

A Câmara Municipal de Campo Grande remarcou para terça-feira (27) a convocação do secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, André Moura Brandão, o Andrezão.

A decisão ocorreu após um tumulto interromper a sessão desta terça-feira (20), antes que o titular da pasta prestasse esclarecimentos sobre os serviços de tapa-buracos na Capital.

O adiamento foi definido após uma reunião entre vereadores e anunciado pelo presidente da Casa, Epaminondas Neto, o Papy (PSDB).

A convocação permanece válida, sem necessidade de uma nova votação.

A confusão teve início quando um servidor comissionado da Prefeitura, Antônio de Jesus, conhecido como Charupá, destruiu uma maquete de isopor apresentada por um comerciante em protesto contra as condições do asfalto de Campo Grande.

O episódio provocou discussões no plenário e mobilizou a segurança da Câmara. Diante da situação, Papy decidiu encerrar antecipadamente os trabalhos, deixando sem resposta os questionamentos previstos para o secretário.

O presidente do Legislativo considerou o ocorrido uma provocação institucional e justificou a suspensão pela falta de condições de segurança. Apesar das críticas ao episódio, não atribuiu diretamente à prefeita Adriane Lopes (PP) a responsabilidade pela confusão.

Contratos e paralisação dos serviços

A convocação de Andrezão ocorre em meio aos questionamentos sobre a execução dos serviços de manutenção viária, especialmente em relação aos contratos, recursos disponíveis e planejamento das intervenções.

Segundo Papy, o vencimento de contratos sem a realização de novas licitações e o esgotamento de recursos contratuais contribuíram para que Campo Grande permanecesse quase quatro meses sem serviços ativos de tapa-buracos.

Os vereadores também pretendem cobrar informações sobre os valores destinados à recuperação das ruas, os prazos de execução e as providências adotadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Além da convocação, o Legislativo mantém a CPI do Tapa-Buracos, responsável por investigar possíveis irregularidades nos contratos e na prestação dos serviços.

Com a sessão remarcada, a cobrança de esclarecimentos ao secretário fica transferida para a próxima semana, enquanto a situação da malha viária continua entre os principais assuntos discutidos na Câmara.

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.