Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Sexta-feira, 09 de maio de 2025
Política

STF começa a julgar recursos contra decisão do piso nacional de enfermagem

Os ministros vão analisar "embargos de declaração", que são um tipo de recurso que serve para questionar algum ponto obscuro

De Brasília 
08/12/23 às 06h50
Fachada do STF (Fábio Rodrigues Pozzebeom/ABr)

O STF (Supremo Tribunal Federal) começa a julgar nesta sexta-feira (8) recursos apresentados por entidades  sobre a decisão referente ao piso nacional de enfermagem nos setores público e privado.

Os ministros vão analisar "embargos de declaração" — tipo de recurso que questiona algum ponto que não ficou claro na decisão do tribunal.

O julgamento será virtual, entre os dias 8 e 18 de dezembro. Nessa modalidade, não há discussão, os ministros votam pelo sistema do STF. Se há um pedido de vista, o julgamento é suspenso. Quando ocorre um pedido de destaque, a análise é levada ao plenário físico da Corte.

Em julho deste ano, o STF definiu, por 8 votos a 2, que o piso nacional de enfermagem deve ser pago aos trabalhadores do setor público por estados e municípios na medida dos repasses federais. A Corte também determinou que prevalece a exigência de negociação sindical coletiva como requisito obrigatório, mas que, se não houver acordo, o piso deve ser pago conforme fixado em lei. (R7)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.